Estado de emergência em saúde pública é declarado em Minas Gerais devido ao aumento de doenças respiratórias

A medida, com validade de 180 dias, possibilita a implementação imediata de ações administrativas e assistenciais.

03/05/2025 9h10

1 min de leitura

Imagem PreCarregada
(Imagem de reprodução da internet).

O Governo de Minas Gerais declarou estado de emergência em saúde pública, na sexta-feira (2), em razão do incremento nos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) no estado.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A medida é mais uma etapa da preparação da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), com o objetivo de combater doenças respiratórias comuns no outono e inverno.

Em 24 de abril, o número de internações por Síndrome de Rett atingiu 26.817, com 397 mortes registradas somente em 2025.

O decreto, válido por 180 dias, autoriza a implementação imediata de medidas administrativas e sociais, expandindo a atuação do Governo, incluindo a contratação de pessoal e a compra de materiais.

LEIA TAMBÉM:

Também prevê a criação do Centro de Operações de Emergências em Saúde por Síndrome Respiratória Aguda Grave. O decreto visa que o Centro atue no monitoramento e na coordenação das ações durante o período de emergência.

Adicionalmente, o governo utiliza a Sala de Monitoramento de Vírus Respiratórios, a partir de abril. Esse espaço acompanha a disseminação do vírus em todo o estado.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A SES-MG iniciou o repasse de incentivos financeiros aos hospitais para dar suporte à rede hospitalar. Em março, foram abertos 12 leitos semi-intensivos no Hospital Infantil João Paulo II, da Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais, em Belo Horizonte.

Em caso de aumento na demanda, o hospital também está preparado para disponibilizar 10 leitos de UTI pediátrica.

O estado de Minas Gerais já recebeu 5,7 milhões de doses de vacinação contra a influenza. A estratégia utiliza o apoio de 222 vans adaptadas como salas de vacinação móveis.

Ademais, outro aspecto da estratégia é a capacitação de profissionais de saúde. A Secretaria tem realizado treinamentos, webinars e aulas online com foco na prevenção, diagnóstico e manejo clínico das doenças respiratórias.

Sob vigilância.

Fonte: CNN Brasil

Ative nossas Notificações

Ative nossas Notificações

Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.