O secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, afirmou na quinta-feira (1º) que o presidente Donald Trump pode precisar rever os esforços para negociar um acordo de paz entre Ucrânia e Rússia caso o governo não observe avanços “muito em breve”.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Ucrânia e Rússia estão “mais próximas, mas ainda distantes”, declarou Rubio na rede americana Fox News. “E será preciso um progresso real muito em breve para que isso seja possível, ou, caso contrário, o presidente terá que decidir quanto tempo mais daremos a isso.”
Rubio sustentou que, caso não haja um acordo em breve, Trump poderia abordar outras questões.
LEIA TAMBÉM!
O senador Rubio afirmou que o presidente precisa decidir quanto tempo dedicar aos níveis mais elevados do governo, especialmente quando as partes não estão suficientemente próximas e muitos problemas importantes estão ocorrendo globalmente.
No início da semana, o presidente russo Vladimir Putin anunciou um cessar-fogo de três dias na Ucrânia, entre os dias 8 e 11 de maio. Em contrapartida, o governo Trump e o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky reforçaram os pedidos por um cessar-fogo permanente.
Negociações entre EUA e China
Rubio, questionado sobre tentativas de acordo na guerra comercial entre EUA e China, afirmou: “Os chineses entraram em contato, eles querem conversar” e assegurou que as negociações ocorrerão em breve.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Apesar de admitir incertezas quanto à possibilidade de um “acordo de curto prazo” entre EUA e China, o secretário de Estado afirmou: “Existe uma questão mais ampla”.
“Se isso for um sinal de alerta de que precisamos nos tornar um país que produz mais bens nos Estados Unidos e não seja tão dependente da China”, concluiu Rubio.
forma clara
Fonte: CNN Brasil