Logo ZéNewsAi
Logo ZéNewsAi
  • Home
  • Entretenimento
  • Política
  • Brasil
  • Internacional
  • Economia
  • Futebol
  • Games
  • Notícias

  • Home
  • Sobre
  • Últimas Notícias
  • Contato
  • Política de Privacidade

Copyright © 2025 ZéNewsAi - Todos os direitos reservados.

  1. Home
  2. Mundo
  3. Estados Unidos e Irã concluíram a quarta rodada de negociações sobre o programa nuclear

Estados Unidos e Irã concluíram a quarta rodada de negociações sobre o programa nuclear

Iranians consideram as discussões como “difíceis”, americanos expressaram expectativa por novos encontros.

Por: Redação ZéNewsAi

11/05/2025 13:51

4 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

Estados Unidos e Irã realizaram nesta segunda-feira, 11, a quarta rodada de negociações sobre o programa nuclear de Teerã em Oman, sem progresso significativo, porém com concordância para prosseguir com diás informais.

O chanceler Abbas Araqchi, líder da delegação iraniana, negociou em Mascate com o enviado dos EUA para o Oriente Médio, Steve Witkoff, em um cenário caracterizado pela demanda de Washington pelo fim de todo o enriquecimento de urânio no país.

O ministro das Relações Exteriores de Omã, Badr Albusaidi, declarou na rede X que as negociações envolveram “ideias úteis e originais” que demonstraram um desejo mútuo entre os dois adversários de se chegarem a um acordo.

Leia também:

Itália Suspende Acordo Comercial com a União Europeia em Debate Urgente

Itália Suspende Acordo Comercial com a União Europeia em Debate Urgente

Naveed Akram Indiciado por Massacre em Bondi: 59 Acusações e ódio Antissemita Revelado

Naveed Akram Indiciado por Massacre em Bondi: 59 Acusações e ódio Antissemita Revelado

Venezuela acusa bloqueio naval de EUA como violação do Direito Internacional e intensifica crise

Venezuela acusa bloqueio naval de EUA como violação do Direito Internacional e intensifica crise

Irã e Estados Unidos não possuem relações diplomáticas desde 1980, porém, com a mediação de Omã, realizaram três sessões de negociações desde 12 de abril sobre a complexa questão do programa nuclear iraniano.

O propósito das reuniões é alcançar um novo acordo para evitar que o Irã obtenha armas nucleares em contrapartida ao fim das múltiplas sanções que afetam sua economia.

A quarta rodada de negociações indiretas Irã-EUA foi concluída; conversas difíceis, mas úteis, que visam compreender melhor as posições de cada um e encontrar formas razoáveis e realistas de lidar com as divergências, informou o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores iraniano, Esmail Baqai.

Uma autoridade de alto escalão dos EUA elogiou os resultados desta última rodada de negociações. “Estamos encorajados pelo resultado de hoje e ansiosos pela nossa próxima reunião”, declarou, sob condição de anonimato.

As negociações em Omã foram diretas e indiretas e duraram mais de três horas, explicou.

Antes do início das negociações, Araqchi reiterou que o direito de seu país de enriquecer urânio era “inegociável”.

Outra via

Ele reiterou que o enriquecimento deve prosseguir e não há espaço para concessões nesse sentido, após as negociações na televisão estatal iraniana em Mascate, capital de Omã.

O Irã, contudo, pode estar disposto a restringir o grau de enriquecimento “para fomentar a confiança”.

Teerã declara que seu programa nuclear tem fins exclusivamente civis, contudo, os Estados Unidos e outras potências ocidentais temem que o país esteja buscando desenvolver uma arma atômica, alertando que se aproxima do nível de enriquecimento de urânio necessário para tal.

Em 2015, o Irã e seis grandes potências (Estados Unidos, Rússia, China, França, Reino Unido e Alemanha) firmaram um acordo para limitar o programa nuclear iraniano, porém o pacto foi desfeito em 2018, após a retirada do governo de Donald Trump.

Desde então, Irã abandonou seu compromisso de restringir o enriquecimento de urânio a 3,67%. Atualmente, essa prática ocorre em 60%, próximo dos 90% exigidos para uso militar. Suas reservas de material físsil representam uma preocupação para as potências ocidentais.

As negociações deste domingo foram “muito mais sérias e explícitas do que nas três rodadas anteriores”, declarou Araqhchi à televisão estatal iraniana.

As questões foram discutidas em detalhe, e as negociações estão avançando.

Witkoff avisou, em entrevista transmitida na sexta-feira, que as negociações não seriam prosseguidas caso não fossem produtivas até o domingo, sendo necessário buscar outra alternativa.

O embaixador dos EUA declarou, na mesma entrevista, que o governo Trump se opõe a qualquer concentração de urânio no Irã.

Ele afirmou que isso implica no desmantelamento, na proibição da militarização e que Natanz, Fordo e Isfahan (as três instalações de enriquecimento) devem ser desativadas.

Israel, crítico das negociações.

Desde que retornou à Casa Branca, Trump intensificou a pressão sobre Teerã com sanções e ameaças de intervenção militar caso as negociações falhem.

Israel, com o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu, também observa atentamente as manobras diplomáticas. O político se opõe às negociações entre Irã e Estados Unidos, além de solicitar o fim do programa de mísseis balísticos de Teerã.

Nenhuma circunstância permite que o regime mais perigoso obtenha a arma mais perigosa do mundo. Suas instalações de enriquecimento de urânio devem ser desmanteladas, declarou o ministro das Relações Exteriores de Israel, Gideon Sa’ar.

O Irã, contudo, afirma que essas negociações se restringem exclusivamente ao tema nuclear e ao fim das sanções, sem envolver discussões sobre seu poderio militar.

As negociações precedem uma viagem por diversas regiões de Trump a Arábia Saudita, Catar e Emirados Árabes Unidos.

Fonte: Carta Capital

Compartilhe este conteúdo:

Logo FacebookLogo LinkedinLogo WhatsappLogo Twitter
enriquecimento de urânioEstados UnidosIrãprograma nuclearsanções
Foto do Redação ZéNewsAi

Autor(a):

Redação ZéNewsAi

Aqui no ZéNewsAi, nossas notícias são escritas pelo José News! 🤖💖 Nós nos esforçamos para trazer informações legais e confiáveis, mas sempre vale a pena dar uma conferida em outras fontes também, tá? Obrigado por visitar a gente, você é 10/10! 😊 Com carinho, equipe ZéNewsAi 📰 (P.S.: Se encontrar algo estranho, pode nos avisar! Adoramos feedbacks fofinhos! 💌)

Imagem do post

Future of Money

CryptoQuant: Temores sobre Bitcoin e Computação Quântica São Exagerados em 2026

17/12/2025 12:03 | 2 min de leitura

● Opinião Pública: 47% dos Brasileiros se Opõem à Redução de Penas no Caso 8 de Janeiro

17/12/2025 13:35 | 2 min de leitura

● Lula Demite Ministro do Turismo e Garante Apoio a Sabino para Senado em 2026

17/12/2025 17:22 | 1 min de leitura

● Crise Sem Energia em SP: Mais de 46 Mil Domicílios Sem Luz e Medidas Urgentes!

17/12/2025 11:47 | 1 min de leitura

● Defensoria Pública Ataca STF: Busca Reverter Acusação Contra Eduardo Bolsonaro

17/12/2025 12:47 | 1 min de leitura

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ative nossas Notificações

Ative nossas Notificações

Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!