Estados Unidos suspendem restrições sobre softwares de design de chips e etano à China

O Paquistão encaminhou correspondências aos produtores de etano visando revogar uma exigência de licenciamento restritiva relacionada às exportações par…

1 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

Os Estados Unidos revogaram as restrições sobre exportações para a China de software de design de chips e de etano, representando um indicativo da diminuição das tensões comerciais com o país, incluindo acordos de Pequim em relação a terras raras.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Synopsys, Cadence Design Systems e Siemens, três das maiores desenvolvedoras de software de automação de design eletrônico (EDA) do mundo, anunciaram na quarta-feira (2) que estão retomando o acesso aos seus softwares e tecnologias para clientes na China.

Os Estados Unidos também enviaram cartas aos produtores de etano para revogar uma exigência de licenciamento restritivo sobre as exportações para a China, estabelecida no final de maio e em junho.

LEIA TAMBÉM!

As medidas restritivas aplicadas aos desenvolvedores de software EDA e aos fabricantes de etano representaram apenas algumas das diversas ações implementadas pelo governo do presidente dos EUA, Donald Trump, em reação à suspensão das exportações de terras raras e ímãs pela China, ocorrida em abril.

A restrição da China sobre as medidas de Pequim em relação às terras raras, parte da retaliação contra as tarifas impostas por Trump, impactou as cadeias de suprimentos para montadoras de automóveis, fabricantes aeroespaciais, empresas de semicondutores e empreiteiras militares. A questão ameaçava comprometer um acordo comercial bilateral.

Após conversas com os EUA, a China e os EUA confirmaram uma estrutura na qual a China analisará os pedidos de exportação de itens controlados, e os EUA cancelaram as medidas restritivas correspondentes.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Os Estados Unidos intensificaram medidas com o objetivo de depois amenizar a situação. Eles aplicaram restrições a diversos produtos para que os chineses recuassem em relação às terras raras.

À medida que os Estados Unidos e a China persistirem nesse acordo, observaremos o desaparecimento de muitas dessas restrições. Retornaremos ao cenário de fevereiro/março, afirmou a fonte, que não estava autorizada a comentar para a mídia e não quis ser identificada.

O Brasil apresenta a segunda maior taxa de juros reais do mundo, após o aumento da taxa Selic.

Fonte por: CNN Brasil

Sair da versão mobile