A prevê a Climatempo que esse final de semana pode apresentar a maior temperatura nos últimos 80 anos em cidade de São Paulo. A previsão da empresa de meteorologia para o dia 23, sábado, e o dia 24, domingo é que os termômetros atinjam a marca de 38ºC segundo seus dados.
Em 1943, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) começou a fazer medições de forma consolidada. A maior temperatura registrada desde então foi em 17 de outubro de 2014, marcando 37,8°C.
Confira também ? Extremo calor: a previsão é que mais de 30ºC sejam registrados em 23 capitais.
As temperaturas retornam para alta: em 23 cidades a previsão é registar mais de 30 graus segundo o relatório da CNN NOVO DIA.
A temperatura registrada no dia 30 de setembro de 2020 é o recorde histórico para setembro, sendo 37,1°C.
De acordo com o Inmet, a cidade de SP tem enfrentado recordes de calor desde 1943:
No Brasil, por que está tão quente?
O bloqueio atmosférico é caracterizado por uma forte massa de ar seco que está estacionada no Brasil, conforme explica o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) de São Paulo.
Esta condição climática bloqueia a progressão de frentes frias e impede o desenvolvimento de nuvens que causam tempestades.
O Inmet enfatiza que a onda de calor que circula no país é intensificada pela atual condição de tempo seco. Tal fenômeno é beneficiado pela “subsidência atmosférica”, o que significa o aumento da pressão atmosférica entre a superfície e os níveis médios da atmosfera.
O aumento da temperatura da massa de ar e a inibição do desenvolvimento de nebulosidade é gerado por esse movimento. O órgão federal ainda prevê o intensifico do bloqueio atmosférico entre a quinta-feira (21) e o fim de semana.
A meteorologista da MetSul, Estael Sias, explicou à CNN que o calor cria um mecanismo de feedback, onde o ar seco aquece mais a atmosfera e a atmosfera deixa o ar mais seco. Ela descreve como uma cúpula de calor, como se fosse uma tampa de panela segurando esse calor na superfície e mantendo esse ar seco a cada dia que passa.
Nos momentos de tempo seco predominante, ainda é possível a ocorrência de chuvas intensas localizadas durante a onda de calor.
Observe sugestões para aliviar o calor intenso mesmo sem a presença de ar-condicionado.