Estudante do Distrito Federal conquista medalha de ouro em olimpíada de matemática
O estudante, laureado na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas, recebeu medalhas de prata e bronze.

O aluno Matheus Rocha, com 16 anos, se sobressaiu em sua escola ao obter três medalhas em diversas olimpíadas escolares nos últimos anos. Dentre os prêmios, o estudante do segundo ano do ensino médio ressalta a medalha de ouro conquistada na Olimpíada do Tesouro Direto de Educação Financeira (Olitef).
A competição, realizada com apoio do Ministério de Educação (MEC), é voltada ao ensino de matemática financeira para estudantes do 6º ano do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio, e a primeira edição ocorreu no ano passado.
Estudava em tempo integral, com horários das 7h20 às 17h20, e também cursava inglês, necessitando se dedicar intensamente para as provas. “Valeu muito a pena”, relatou o estudante, que sempre frequentou escolas públicas.
Em 2023, Rocha obteve duas medalhas na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP): uma de prata na fase nacional e outra de bronze na fase regional.
LEIA TAMBÉM:
● Diabetes tipo 1: 10 mil pessoas no DF lutam para derrubar veto
● Jovem de 13 anos é atropelada no Distrito Federal e levada para o hospital em estado grave
● Ganhadores da Mega-Sena: dois jogos do Distrito Federal acertam quatro números e embolsam R$ 42 mil
Ademais das três medalhas obtidas nos últimos anos, o estudante também participou de uma Olimpíada Nacional de História do Brasil (ONHB).
“O Matheus também sempre estudou em escola pública, além de ser muito autodidata. Nunca precisei chamar a atenção dele para estudar, então essas conquistas são realmente totalmente mérito dele”, contou Raquel da Costa, mãe do aluno.
Fonte: Metrópoles