Os pré-selecionados da chamada regular de segundo semestre de 2025 do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) devem concluir a inscrição até as 23 horas e 59 minutos desta sexta-feira (1ª) (horário de Brasília). Conforme o edital, o procedimento deve ser realizado diretamente no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior, utilizando o login no portal Gov.Br.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Complementação
O candidato que se inscreveu para vagas destinadas às pessoas com deficiência (PCD) deverá comprovar sua situação com laudo médico atestando a espécie e o grau de deficiência, com expressa referência ao código correspondente da Classificação Internacional de Doenças – CID. Caso a comissão da faculdade privada identifique erros ou inconsistências nas informações prestadas, a instituição de ensino superior poderá exigir a apresentação de documentação complementar. Metade das vagas é reservada ao Fies Social, ocupada por candidatos com renda familiar per capita de até meio salário mínimo (R$ 759,00 em 2025), inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do governo federal (CadÚnico). Este candidato pré-selecionado para a vaga do Fies Social está dispensado da comprovação de renda familiar. No entanto, ele deve comparecer à comissão da faculdade privada para validação das demais informações. No período da complementação da inscrição, até sexta-feira (1º), este candidato ainda poderá solicitar a contratação de financiamento de até 100% dos encargos educacionais cobrados pela instituição de ensino superior.
Próximos passos
Após a etapa da complementação das informações da inscrição, os estudantes devem comprovar as informações declaradas no ato da inscrição, por meio da entrega física ou digital, em até cinco dias úteis, junto à Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CSPSA) da instituição de ensino superior em que foi pré-selecionado. Se a documentação for aprovada, o próximo passo é a validação das informações em um agente financeiro em até dez dias, contados a partir do terceiro dia após a validação da inscrição pela comissão da faculdade. Somente após a aprovação do banco poderá ser formalizada a contratação do financiamento.
LEIA TAMBÉM!
● Ministério da Educação divulga detalhes da negociação de dívidas do Fies para estudantes com pendências financeiras
● FENAPEM-BR comemora progresso, mas exige equidade nas ascensões da categoria docente no Rio Grande do Sul
● A Universidade Federal do RJ disponibiliza oportunidades em cursos de pós-graduação para o ano de 2026
Vagas
O programa contabilizou 276.140 inscrições, com 111.402 inscritos, permitindo que cada candidato escolhesse até três opções de cursos de nível superior. Em relação a este ano, o MEC disponibilizará mais de 112 mil vagas para o Fies, incluindo as oportunidades do primeiro e do segundo semestre, além de 74,5 mil vagas. O Fies possui chamada única e lista de espera, sendo que os candidatos não aprovados na chamada única são automaticamente incluídos na lista de espera, cuja convocação ocorrerá entre 5 de agosto e 19 de setembro. O MEC realizará novas convocações, por meio da lista de espera, para preencher as vagas não ocupadas pelos pré-selecionados na chamada regular, com as convocações ocorrendo entre 5 de agosto e 19 de setembro.
Com informações da Agência Brasil.
Fonte por: Jovem Pan
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE