De acordo com o Índice Setorial de Sustentabilidade (SSI) da Kantar, 87% dos brasileiros expressam o desejo de realizar escolhas mais sustentáveis, porém apenas 35% estão alterando conscientemente seus hábitos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Trinta e cinco por cento dos entrevistados consideram que hábitos sustentáveis são excessivamente caros, o que os impede de adotá-los. Trinta e três por cento afirmam que falta informação suficiente sobre o assunto e, em terceiro lugar, vinte por cento acredita que é impossível determinar com precisão o impacto ambiental ou social dessas ações.
A pesquisa fundamenta-se em entrevistas com aproximadamente 23 mil consumidores em 22 mercados. No Brasil, foram conduzidas mil entrevistas entre novembro de 2024 e janeiro de 2025.
LEIA TAMBÉM!
A análise dos dados nacionais em relação aos dados globais revela que 85% das pessoas desejam adotar decisões mais sustentáveis, contudo, apenas 29% estão implementando mudanças comportamentais ativamente.
Na América Latina, a pesquisa formulou as mesmas questões especificamente para o México, onde 94% dos entrevistados manifestaram o desejo de adotar decisões mais sustentáveis, porém apenas 35% colocaram essa intenção em prática.
Então, percebe-se que isso não é uma questão só do Brasil ou específica de determinadas culturas, é um desafio que pessoas do mundo inteiro estão enfrentando, afirmou Rafael Farias Teixeira, executivo de marketing da Kantar Brasil, à CNN.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Marcas e sustentabilidade
O estudo também indagou aos mil entrevistados sobre as ações sustentáveis e sociais adotadas pelas empresas. Os resultados indicam que 58% dos brasileiros afirmaram ter presenciado ou ouvido informações falsas ou enganosas acerca das iniciativas sustentáveis das marcas. Esse valor representa um aumento de oito pontos percentuais em comparação com a edição anterior da pesquisa.
Cinquenta e cinco por cento dos entrevistados relatam ter experimentado ou utilizado marcas com um impacto ambiental ou social mais positivo, ou demonstram abertura a essa ideia. Adicionalmente, cinquenta por cento das pessoas afirmam ter comprado menos ou interrompido a compra de determinados produtos/serviços em razão de seu impacto ambiental ou social negativo.
Fonte: CNN Brasil