Estudo aponta bebidas que podem prevenir ataques cardíacos; confira

30/04/2025 às 17h56

Imagem PreCarregada
(Imagem da internet).

Você sabe que a ingestão de certas bebidas pode auxiliar na prevenção de óbitos? A colunista Claudia Meireles detalha o assunto. Um novo estudo, divulgado no Canadian Journal of Cardiology, indica que o consumo de champanhe e/ou vinho branco pode reduzir o risco de parada cardíaca súbita. Essa emergência médica se caracteriza pela interrupção abrupta do batimento cardíaco, impedindo o bombeamento sanguíneo para o cérebro e outros órgãos vitais – levando à perda de consciência e até à morte.

Entenda:

O autor principal da pesquisa, Huihuan Luo, declarou que “todos os estudos anteriores que investigaram os fatores de risco da PCS foram baseados em hipóteses e focados em um número limitado de fatores de exposição candidatos baseados em conhecimento prévio ou em estruturas teóricas”.

Os cientistas, conforme detalhado por Luo, conduziram um estudo de associação do expossoma, que investiga a relação entre uma vasta gama de exposições ambientais e resultados de saúde. “O estudo identificou associações significativas entre diversos fatores modificáveis e PCS, sendo as mudanças no estilo de vida as mais impactantes na prevenção de casos”, declarou o autor.

LEIA TAMBÉM:

A nutricionista Amanda Figueiredo explica que tanto o vinho branco quanto o champanhe são bebidas alcoólicas elaboradas com uva, que é rica em resveratrol. O componente é um antioxidante potente que oferece benefícios à saúde cardiovascular, incluindo a proteção contra danos nos vasos sanguíneos e a melhora da circulação.

Apesar dos possíveis benefícios, essas bebidas contêm álcool e o consumo excessivo pode provocar diversos prejuízos à saúde, incluindo lesões hepáticas, aumento da pressão arterial, arritmias e risco de dependência. o consumo de bebidas alcoólicas deve ser sempre moderado e consciente.

A alimentação é um fator essencial para a saúde do coração. Alguns ingredientes, considerados cardioprotetores, são ricos em antioxidantes, anti-inflamatórios, vitaminas, minerais e fibras, e pobres em substâncias nocivas como gordura saturada, colesterol e sódio.

Para a saúde do coração, é recomendado priorizar o consumo de frutas vermelhas, oleaginosas, sementes, peixes gordos (como salmão, atum e sardinha), vegetais de folhas verdes-escuras, azeite de oliva, açafrâneo, gengibre, alho e chá verde.

Além disso, carnes processadas, alimentos ultraprocessados, frituras, gorduras trans, açúcar e sal em excesso, bebidas açucaradas, contribuem para o aumento do colesterol LDL, da pressão arterial, da inflamação e do acúmulo de gordura nas artérias. Conforme a nutricionista, esses fatores elevam o risco de doenças cardiovasculares, como infarto e AVC.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) indica que não existe quantidade segura de consumo de álcool. a prudência e a moderação são sempre recomendadas.

Para obter mais informações, acesse o perfil Vida&Estilo no Instagram.

Fonte: Metrópoles

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.