Estudo aponta para declínio no aprendizado de alunos em São Paulo após o período pandêmico
28/04/2025 às 17h42

São Paulo — O ensino público brasileiro tem apresentado um declínio nos últimos anos, conforme demonstra o estudo “Aprendizagem na Educação Básica: situação brasileira no pós-pandemia”, da organização Todos Pela Educação, divulgado nesta segunda-feira (28/4). Em São Paulo, o nível de aprendizado dos estudantes foi avaliado como abaixo do básico tanto em português quanto em matemática.
Nível de aprendizagem em SP
O estudo
A pesquisa se fundamenta nos dados do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). Destaca-se o crescimento no número de estudantes com desempenho abaixo do básico em 2023, em relação a 2019. Adicionalmente, a análise revela que a desigualdade na aprendizagem entre alunos brancos, negros e indígenas no Brasil aumentou entre 2013 e 2023.
A pandemia intensificou o quadro e tornou ainda mais urgente e importante que o poder público tenha ações voltadas para a superação dessas defasagens, que muitas vezes são de conhecimentos muito básicos que não foram desenvolvidos, avaliou Gabriel Corrêa, diretor de políticas públicas do Todos pela Educação. “É inadmissível que o país não tenha conseguido, em uma década, reduzir as enormes diferenças de aprendizagem entre estudantes de diferentes grupos raciais e socioeconômicos”, acrescentou.
Fonte: Metrópoles