Saúde

Estudo com gêmeos mostra que a alimentação vegana beneficia a saúde do coração


Estudo com gêmeos mostra que a alimentação vegana beneficia a saúde do coração
(Foto Reprodução da Internet)

Uma pesquisa realizada pela Stanford Medicine com 22 pares de gêmeos idênticos indica que uma dieta vegana pode melhorar a saúde cardiovascular em apenas oito semanas.

Os participantes que seguiram a dieta vegana reduziram o colesterol de lipoproteína de baixa densidade (LDL-C), a insulina e o peso corporal, indicadores que estão relacionados com a melhoria da saúde do coração.

Estudar gêmeos idênticos nos ajuda a reduzir as influências genéticas e as escolhas de estilo de vida, possibilitando comparar os benefícios que a dieta vegana tem para o coração em relação à dieta convencional que inclui alimentos de origem animal.

Os resultados foram publicados em 30 de novembro na JAMA Network Open.

Estudo com gêmeos

Foram escolhidos 44 participantes para o estudo, que eram 22 pares de gêmeos idênticos saudáveis, sem problemas cardíacos anteriores. Um dos gêmeos adotou uma dieta vegana e o outro adotou uma dieta que incluía todos os alimentos, ambas equilibradas e saudáveis.

A dieta vegana consiste em comer apenas vegetais, excluindo carnes e produtos de origem animal, como ovos ou leite. Já a dieta onívora inclui frango, peixe, ovos, queijo, laticínios e outros alimentos de origem animal.

Durante as primeiras quatro semanas, os participantes comeram comidas preparadas. Nas últimas quatro semanas, eles fizeram a própria comida.

O nível de colesterol de lipoproteína de baixa densidade (LDL-C) caiu mais para os veganos em comparação aos onívoros no final do estudo.

Os participantes veganos também mostraram uma queda de cerca de 20% na insulina em jejum e perderam em média 4,2 quilos a mais que os onívoros.

Christopher Gardner, um dos autores do estudo, sugeriu que a maioria de nós poderia se beneficiar ao adotar uma dieta mais à base de vegetais, levando em consideração os resultados obtidos e a importância da longevidade.


🔥 Recomendado para voçê 🔥