Estudo revela as razões pelas quais o acúmulo de gordura abdominal se intensifica após os 40 anos
Pesquisas em ratos indicam que células-tronco seniores convertem-se em células de gordura e proliferam com o envelhecimento.

Com o envelhecimento, torna-se mais difícil ganhar massa muscular e perder gordura – é clássico o aumento da barriga com o avanço da idade. Pesquisadores chineses descobriram que o fenômeno não é causado só pela diminuição do metabolismo. Células-tronco específicas estão envolvidas no processo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Descobrimos que o envelhecimento desencadeia o surgimento de um novo tipo de célula-tronco adulta e incrementa a produção massiva de novas células de gordura no organismo, principalmente na região abdominal, afirma a coautora do estudo, Qiong Wang, professora associada de endocrinologia molecular e celular no Arthur Riggs Diabetes & Metabolism Research Institute, em comunicado à imprensa.
O estudo foi publicado na revista Science na sexta-feira (25/4). Cientistas investigaram o tecido adiposo branco de camundongos e as células-tronco que se transformam em adipócitos (APCs). Realizaram transplantes de células de indivíduos idosos para jovens, e vice-versa, observando que os ratinhos mais novos acumularam um nível elevado de gordura, enquanto os mais velhos, que receberam células jovens, não apresentaram ganho de peso.
LEIA TAMBÉM:
● Rinite alérgica: identificação de gatilhos e controle das crises
● Lesões que salvam vidas: como a abordagem adequada pode identificar enfermidades escondidas e prevenir a perda de membros
● Em Pernambuco, iniciativa visa atender à doença de Chagas no entorno das residências dos pacientes
As células adiposas podem contribuir para o aumento da região abdominal.
Pesquisadores indicam que as células progenitoras das células de gordura foram ativadas em camundongos de meia-idade e se multiplicaram mais rapidamente, o que explica o aumento do peso com o envelhecimento. Observou-se também que o acúmulo de células de gordura afeta principalmente a região visceral, resultando no aumento da circunferência abdominal. Os resultados foram confirmados em células humanas.
“Esta é a primeira evidência de que nossas barrigas se expandem com a idade devido à alta produção de novas células de gordura pelas APCs”, afirma o pesquisador Adolfo Garcia-Ocana.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Acompanhe a editoria de Saúde e Ciência no Instagram e no Canal do Whatsapp e esteja sempre informado sobre as novidades do setor!
Fonte: Metrópoles