Saúde

Estudo revela as razões pelas quais o acúmulo de gordura abdominal se intensifica após os 40 anos

Com o envelhecimento, torna-se mais difícil ganhar massa muscular e perder gordura – é clássico o aumento da barriga com o avanço da idade. Pesquisadores chineses descobriram que o fenômeno não é causado só pela diminuição do metabolismo. Células-tronco específicas estão envolvidas no processo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Descobrimos que o envelhecimento desencadeia o surgimento de um novo tipo de célula-tronco adulta e incrementa a produção massiva de novas células de gordura no organismo, principalmente na região abdominal, afirma a coautora do estudo, Qiong Wang, professora associada de endocrinologia molecular e celular no Arthur Riggs Diabetes & Metabolism Research Institute, em comunicado à imprensa.

O estudo foi publicado na revista Science na sexta-feira (25/4). Cientistas investigaram o tecido adiposo branco de camundongos e as células-tronco que se transformam em adipócitos (APCs). Realizaram transplantes de células de indivíduos idosos para jovens, e vice-versa, observando que os ratinhos mais novos acumularam um nível elevado de gordura, enquanto os mais velhos, que receberam células jovens, não apresentaram ganho de peso.

As células adiposas podem contribuir para o aumento da região abdominal.

Pesquisadores indicam que as células progenitoras das células de gordura foram ativadas em camundongos de meia-idade e se multiplicaram mais rapidamente, o que explica o aumento do peso com o envelhecimento. Observou-se também que o acúmulo de células de gordura afeta principalmente a região visceral, resultando no aumento da circunferência abdominal. Os resultados foram confirmados em células humanas.

LEIA TAMBÉM!

“Esta é a primeira evidência de que nossas barrigas se expandem com a idade devido à alta produção de novas células de gordura pelas APCs”, afirma o pesquisador Adolfo Garcia-Ocana.

Acompanhe a editoria de Saúde e Ciência no Instagram e no Canal do Whatsapp e esteja sempre informado sobre as novidades do setor!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Fonte: Metrópoles

Sair da versão mobile