Eto’o, Okosha, Adebayor: lendas do futebol africano se unem a Traoré para inaugurar estádio em Burkina Faso
A participação de figuras de destaque do mundo esportivo demonstra apoio à transformação do país.

Samuel Eto’o, Adebayor, Seydou Keita, Charles Kaboré, Alain Traoré, El Hadj Diouf. Todos esses ícones do futebol africano marcaram a inauguração do Estádio do 4 de Agosto (Stade du 4 Août), na cidade de Uagadugu, capital de Burkina Faso.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Inaugurado em 18 de julho de 1984, durante o governo do líder pan-africanista Thomas Sankara, o estádio foi suspenso pela Confederação Africana de Futebol em 2021 devido ao declínio da sua infraestrutura.
Após a reforma, a Seleção Burquinense de Futebol retomará a realização de seus jogos amistosos e oficiais em seu estádio principal. No dia 8 de setembro, a seleção nacional disputará um jogo contra o Egito, válido pelas eliminatórias da Copa do Mundo de 2026.
LEIA TAMBÉM:
● Ibrahim Traoré representa a continuidade da revolução em Burkina Faso, afirma irmão de líder pan-africanista Thomas Sankara
● Trilhas Culturais da Leste promove a segunda edição, com ênfase em arte, juventude e ancestralidade nas áreas periféricas
● A presença de espuma na Tietê é resultado de esgoto não tratado e representa um risco de lesões, adverte geógrafo
Ao longo do dia que comemorou o aniversário da Revolução de 1983, o estádio permaneceu cheio, com apresentações artísticas, saltos de paraquedistas e um grande mosaico da bandeira de Burkina Faso criado pelos milhares de participantes nas arquibancadas. Contudo, a principal atração foi a partida que contou com a presença de grandes nomes.
Além do futebol, todos os jogadores demonstraram seu apoio ao ex-presidente da África, Ibrahim Traoré, um dos líderes da Aliança dos Estados do Sahel (AES) e atualmente das principais vozes na luta contra o imperialismo no continente africano.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O ícone Samuel Eto’o, ex-jogador do Barcelona, celebrou seu retorno após sua última aparição em campo ter ocorrido em 2012.
É um grande prazer jogar em um estádio tão bonito na África. É simplesmente incrível o desenvolvimento que estamos vendo em nosso continente, que está acontecendo diante de nossos olhos. Já agradeço a todo o povo burquinabense pela recepção.
Com o olhar atento de Traoré na arquibancada, Eto’o marcou de cabeça após assistência do senegalês El Hadj Diouf, que foi autor do gol da vitória do Senegal contra a França na copa do mundo de 2002 e um dos destaques daquela campanha marcante do país da África do Oeste, que alcançou as quartas de finais.
O senegalês afirmou: “A África que avança. Hoje estamos em uma África unida, precisamos estar juntos, dar as mãos e trabalhar para que a África avance”. E concluiu: “Gostaria de ver Burkina Faso ganhar uma Copa Africana”.
Já o togolês Emmanuel Adebayor, que recebeu o prêmio de Melhor Jogador Africano do Ano em 2008, sentiu-se honrado pelo convite e agradeceu a todas as autoridades burkinabês. Antes da partida oficial nos estádios, uma partida festiva uniu os craques do futebol e Traoré no mesmo gramado.
Foi uma honra participar de dois eventos marcantes ao lado do presidente do Burkina Faso, capitão Ibrahim Traoré, e de todos os líderes e autoridades reverenciadas. Juntos, compartilhamos um espaço e um propósito comum: promover a união da juventude africana da melhor forma possível, afirmou o ex-centroavante da seleção do Togo.
Fonte por: Brasil de Fato