Eto’o, Okosha, Adebayor: lendas do futebol africano se unem a Traoré para inaugurar estádio em Burkina Faso

A participação de figuras de destaque do mundo esportivo demonstra apoio à transformação do país.

06/08/2025 18:10

2 min de leitura

Eto’o, Okosha, Adebayor: lendas do futebol africano se unem a Traoré para inaugurar estádio em Burkina Faso
(Imagem de reprodução da internet).

Samuel Eto’o, Adebayor, Seydou Keita, Charles Kaboré, Alain Traoré, El Hadj Diouf. Todos esses ícones do futebol africano marcaram a inauguração do Estádio do 4 de Agosto (Stade du 4 Août), na cidade de Uagadugu, capital de Burkina Faso.

Inaugurado em 18 de julho de 1984, durante o governo do líder pan-africanista Thomas Sankara, o estádio foi suspenso pela Confederação Africana de Futebol em 2021 devido ao declínio da sua infraestrutura.

Após a reforma, a Seleção Burquinense de Futebol retomará a realização de seus jogos amistosos e oficiais em seu estádio principal. No dia 8 de setembro, a seleção nacional disputará um jogo contra o Egito, válido pelas eliminatórias da Copa do Mundo de 2026.

Leia também:

Ao longo do dia que comemorou o aniversário da Revolução de 1983, o estádio permaneceu cheio, com apresentações artísticas, saltos de paraquedistas e um grande mosaico da bandeira de Burkina Faso criado pelos milhares de participantes nas arquibancadas. Contudo, a principal atração foi a partida que contou com a presença de grandes nomes.

Além do futebol, todos os jogadores demonstraram seu apoio ao ex-presidente da África, Ibrahim Traoré, um dos líderes da Aliança dos Estados do Sahel (AES) e atualmente das principais vozes na luta contra o imperialismo no continente africano.

O ícone Samuel Eto’o, ex-jogador do Barcelona, celebrou seu retorno após sua última aparição em campo ter ocorrido em 2012.

É um grande prazer jogar em um estádio tão bonito na África. É simplesmente incrível o desenvolvimento que estamos vendo em nosso continente, que está acontecendo diante de nossos olhos. Já agradeço a todo o povo burquinabense pela recepção.

Com o olhar atento de Traoré na arquibancada, Eto’o marcou de cabeça após assistência do senegalês El Hadj Diouf, que foi autor do gol da vitória do Senegal contra a França na copa do mundo de 2002 e um dos destaques daquela campanha marcante do país da África do Oeste, que alcançou as quartas de finais.

O senegalês afirmou: “A África que avança. Hoje estamos em uma África unida, precisamos estar juntos, dar as mãos e trabalhar para que a África avance”. E concluiu: “Gostaria de ver Burkina Faso ganhar uma Copa Africana”.

Já o togolês Emmanuel Adebayor, que recebeu o prêmio de Melhor Jogador Africano do Ano em 2008, sentiu-se honrado pelo convite e agradeceu a todas as autoridades burkinabês. Antes da partida oficial nos estádios, uma partida festiva uniu os craques do futebol e Traoré no mesmo gramado.

Foi uma honra participar de dois eventos marcantes ao lado do presidente do Burkina Faso, capitão Ibrahim Traoré, e de todos os líderes e autoridades reverenciadas. Juntos, compartilhamos um espaço e um propósito comum: promover a união da juventude africana da melhor forma possível, afirmou o ex-centroavante da seleção do Togo.

Fonte por: Brasil de Fato

Aqui no ZéNewsAi, nossas notícias são escritas pelo José News! 🤖💖 Nós nos esforçamos para trazer informações legais e confiáveis, mas sempre vale a pena dar uma conferida em outras fontes também, tá? Obrigado por visitar a gente, você é 10/10! 😊 Com carinho, equipe ZéNewsAi 📰 (P.S.: Se encontrar algo estranho, pode nos avisar! Adoramos feedbacks fofinhos! 💌)