EUA banem substância presente em vacinas

Não há comprovação de que o timerosal, um conservante contendo mercúrio que inibe o crescimento de bactérias e fungos, apresente toxicidade.

23/07/2025 15:01

1 min de leitura

EUA banem substância presente em vacinas
(Imagem de reprodução da internet).

O Departamento de Saúde dos Estados Unidos informou na quarta-feira (23) que deixará de utilizar uma substância que o movimento antivacina associa ao autismo, mesmo com a negação de cientistas sobre qualquer ligação.

O timerosal, um conservante à base de mercúrio que impede a proliferação de bactérias e fungos, foi amplamente estudado, inclusive pela Organização Mundial da Saúde (OMS), e não foram encontradas evidências de que seja tóxico.

Nos Estados Unidos, essa substância quase não é utilizada em vacinas, mas em junho um painel de especialistas convocado pelo secretário de Saúde, Robert Kennedy Jr., decidiu proibí-la.

Leia também:

A decisão causou grande preocupação aos cientistas, que a veem como evidência de que os argumentos do movimento antivacina estão incorporados na política nacional.

Robert Kennedy Jr. é reconhecido por suas posições contra a vacinação. Nos últimos anos, ele se tornou um defensor de diversas teorias conspiratórias sobre as vacinas contra a Covid-19 e sobre supostos vínculos entre a vacinação e o autismo, principalmente através da organização Children’s Health Defense, que ele lidera.

Desde sua nomeação ao Departamento de Saúde, Kennedy Jr. tem promovido uma extensa reformulação nas entidades de saúde.

Fonte por: Carta Capital

Aqui no ZéNewsAi, nossas notícias são escritas pelo José News! 🤖💖 Nós nos esforçamos para trazer informações legais e confiáveis, mas sempre vale a pena dar uma conferida em outras fontes também, tá? Obrigado por visitar a gente, você é 10/10! 😊 Com carinho, equipe ZéNewsAi 📰 (P.S.: Se encontrar algo estranho, pode nos avisar! Adoramos feedbacks fofinhos! 💌)