EUA cancelaram 6 mil vistos de estudantes em sete meses

O secretário de Estado norte-americano, Marco Rubio, afirmou que aproximadamente 4 mil dessas anulações de visto se deveram a infrações legais.

1 min de leitura

WASHINGTON (United States), 20/05/2025.- US Secretary of State Marco Rubio attends a budget hearing at the Senate Foreign Relations Committee hearing, at the US Capitol, Washington, DC, USA, 20 May 2025. EFE/EPA/WILL OLIVER

O governo dos Estados Unidos informou, na segunda-feira (18), que cancelou 6 mil vistos de estudantes desde que o secretário de Estado, Marco Rubio, assumiu o cargo há sete meses. “O Departamento de Estado revogou aproximadamente 6 mil vistos de estudantes devido ao excesso de permanência no país e por violações às normas, a maior parte relacionada a agressões, direção sob efeito de álcool ou drogas, roubos e apoio ao terrorismo”, declarou um funcionário do Departamento de Estado. Ele acrescentou que cerca de 4 mil dessas revogações de visto foram motivadas por infrações legais. Rubio, buscando apoio às alas conservadoras do presidente Donald Trump, tem se posicionado de forma aberta contra estudantes, utilizando uma legislação pouco conhecida que lhe permite revogar vistos de indivíduos que considera contrários aos interesses da política externa dos EUA.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A administração Trump também tem buscado a deportação em massa de pessoas que permanecem ilegalmente nos Estados Unidos. O Departamento de Estado não especificou as revogações de visto por nacionalidade. Rubio prometeu ser agressivo e focar nos estudantes da China. O chefe da diplomacia americana disse em março a repórteres que revogava vistos diariamente, referindo-se a estudantes que são ativistas: “Cada vez que me deparo com esses lunáticos, retiro seus vistos”. Rubio tem apontado particularmente contra estudantes que protestaram contra Israel e acusou os ativistas de antissemitismo, acusações que eles negam.

Com informações da AFP

LEIA TAMBÉM!

Fonte por: Jovem Pan

Sair da versão mobile