EUA impõem sanções às principais petrolíferas da Rússia por guerra na Ucrânia
Sanções visam impactar o núcleo econômico da máquina de guerra de Vladimir Putin, com bloqueio a bens e exclusão do sistema financeiro.

Estados Unidos Impõem Sanções a Companhias de Petróleo Russas
Na madrugada desta quinta-feira, 23, os Estados Unidos anunciaram sanções contra duas das principais empresas de petróleo da Rússia, a Rosneft e a Lukoil. A medida visa pressionar Moscou a encerrar a guerra na Ucrânia.
De acordo com o Departamento do Tesouro, as sanções têm como objetivo dificultar o financiamento do Kremlin. A decisão foi tomada um dia após a falta de progresso nas negociações entre os presidentes Donald Trump e Vladimir Putin.
Impacto das Sanções
A Rosneft e a Lukoil são responsáveis pela exportação de mais de 3 milhões de barris de petróleo diariamente, atuando na exploração e comercialização de petróleo, gás natural e seus derivados. A estatal Rosneft, por sua vez, representa cerca de 6% da produção global de petróleo.
Leia também:

EUA confirmam morte de dois narcotraficantes em ataque a lancha no Pacífico

Chanceler da Argentina renuncia quatro dias antes das eleições em meio à crise financeira

Presidente do Louvre admite falhas na segurança após roubo: ‘Muito insuficiente’
As novas sanções bloqueiam todos os ativos das empresas nos Estados Unidos e proíbem transações com cidadãos e empresas norte-americanas. A medida também se aplica a subsidiárias ou entidades nas quais as empresas tenham mais de 50% de participação direta ou indireta.
Reação do Tesouro dos EUA
Scott Bessent, secretário do Tesouro dos EUA, declarou que a resposta é uma reação à “recusa do presidente Vladimir Putin em encerrar esta guerra sem sentido”. Ele acrescentou que “o Tesouro está preparado para implementar novas medidas, se necessário”, e convocou aliados internacionais a se unirem às restrições.
Sanções em Expansão
Desde o início do conflito em fevereiro de 2022, os Estados Unidos já impuseram sanções a mais de 6 mil indivíduos e entidades ligadas ao esforço de guerra russo. Essas ações têm se intensificado à medida que novas ofensivas ocorrem no território ucraniano.
A Casa Branca informou que “não há planos imediatos” para retomar as conversas presenciais entre Trump e Putin, mas reafirmou que continua buscando “uma resolução pacífica para a guerra”.
Autor(a):
Redação ZéNewsAi
Aqui no ZéNewsAi, nossas notícias são escritas pelo José News! 🤖💖 Nós nos esforçamos para trazer informações legais e confiáveis, mas sempre vale a pena dar uma conferida em outras fontes também, tá? Obrigado por visitar a gente, você é 10/10! 😊 Com carinho, equipe ZéNewsAi 📰 (P.S.: Se encontrar algo estranho, pode nos avisar! Adoramos feedbacks fofinhos! 💌)