Em São Francisco, na Califórnia, nos Estados Unidos, aproximadamente 60 indivíduos, incluindo menores de 18 anos, foram detidos no domingo (8) após manifestações violentas em frente à sede do Serviço de Imigração (ICE), de acordo com as autoridades.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Diversas centenas de manifestantes se concentraram em frente às sedes do ICE para protestar contra as operações policiais e deportações conduzidas pela agência na Califórnia e nos Estados Unidos, conforme relatado pela KGO, emissora da CNN.
A manifestação, que começou de forma pacífica, transformou-se em um impasse tenso com policiais de São Francisco empregando equipamento de contenção.
LEIA TAMBÉM!
“Não”, declarou Nancy Kato, uma das manifestantes, à KGO.
A ação de perseguir imigrantes e pessoas sem documentos, os mais vulneráveis da nossa população, é muito equivocada.
Os protestos iniciaram próximo ao distrito financeiro da cidade, por volta das 19h01 (horário local), onde policiais de São Francisco acompanhavam a manifestação, informou o departamento.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A situação se tornou mais tensa, visto que, de acordo com a polícia, houve atos de vandalismo, agressões e outros prejuízos por parte de alguns manifestantes.
As autoridades classificaram o evento como uma concentração ilegal, levando a que muitos se afastassem, ainda que alguns permanecessem no local.
Duas viaturas policiais sofreram danos e dois oficiais ficaram feridos, sendo um deles encaminhado ao hospital para receber tratamento com prognóstico reservado, segundo informações da polícia.
Alguns manifestantes destruíram edifícios e um carro da polícia de São Francisco.
Um grupo reduzido se reuniu depois e se manteve, recusando-se a dispersar-se após receberem ordens. A polícia interveio para prender indivíduos que, segundo relatos, não obedeceram.
Foram recuperadas no local uma arma de fogo, segundo autoridades.
A polícia local declarou que as pessoas são sempre livres para exercer seus direitos garantidos pela Primeira Emenda em São Francisco. Contudo, a violência – especialmente contra policiais da polícia de São Francisco – jamais será tolerada.
Fonte por: CNN Brasil
