EUA reforçam presença militar na região do Mar das Latitudes, com envio de mais de 4 mil soldados, em resposta à atividade dos cartéis
A ação é integrada a uma operação abrangente de combate aos narcotraficantes que operam na área.
Os Estados Unidos transferiram mais de 4 mil fuzileiros navais e marinheiros para as águas próximas à América Latina e ao Caribe. A ação integra uma operação abrangente de combate aos cartéis de drogas que operam na região.
A força deslocada é composta por um considerável poderio militar, que compreende:
Conforme apontam especialistas, essa movimentação demonstra a força do governo de Donald Trump e funciona como uma clara intimidação para organizações criminosas. Não se trata da primeira vez que a administração atual adota medidas semelhantes. Em março, a Marinha americana já haviam sido posicionados na costa do México com o mesmo objetivo. A operação ocorre em um momento de intensificação das ações dos EUA contra o narcotráfico. Na última semana, o governo americano aumentou para 50 milhões de dólares a recompensa por informações que levem à prisão do presidente venezuelano, Nicolás Maduro, acusado de ser um dos líderes de organizações de narcotráfico em seu país.
Leia também:
Trump Interrompe Jornalista com Insulto em Coletiva sobre Epstein
Parlamento Francês Debate Proibição de Redes Sociais para Adolescentes em 2026
Chanceler Merz critica Belém em discurso no Congresso Alemão do Comércio
A operação busca combater diversos grupos que atuam na América do Sul e Central, como o Tren de Aragua na Venezuela, o Exército de Libertação Nacional (ELN) e dissidências das FARC na Colômbia, e o cartel Los Lobos no Equador. Muitos desses grupos apresentam características transnacionais, recebendo financiamento, ordens e equipamentos de organizações maiores, principalmente do México. Especialistas em relações internacionais apontam que a operação, por enquanto, é uma demonstração de força e uma medida de intimidação, mas não descartam ações mais diretas. Para que tropas americanas atuem em território estrangeiro, seria necessária uma autorização expressa dos governos locais. No entanto, a maior parte da operação pode ocorrer em águas e espaço aéreo internacionais, onde não há necessidade de permissão.
Fonte por: Jovem Pan
Autor(a):
Redação ZéNewsAi
Aqui no ZéNewsAi, nossas notícias são escritas pelo José News! 🤖💖 Nós nos esforçamos para trazer informações legais e confiáveis, mas sempre vale a pena dar uma conferida em outras fontes também, tá? Obrigado por visitar a gente, você é 10/10! 😊 Com carinho, equipe ZéNewsAi 📰 (P.S.: Se encontrar algo estranho, pode nos avisar! Adoramos feedbacks fofinhos! 💌)