Evasão escolar é problema de Estado, afirma Lula na entrega do Prêmio MEC
Foram selecionados 116 projetos que demonstraram as melhores práticas em inclusão e diversidade, qualidade da educação, desempenho no Ideb, permanência,…

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva concedeu o Prêmio MEC da Educação Brasileira a estudantes, municípios e escolas da rede pública do país. A cerimônia ocorreu no Palácio do Planalto. A premiação homenageou 116 projetos, selecionados por demonstrarem as melhores práticas em inclusão e diversidade, qualidade da educação pública, desempenho no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), acesso e permanência, avanço na alfabetização e educação em tempo integral, e desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), com base na análise de dados da educação básica e outros indicadores, conforme informado pelo Ministério da Educação.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Em seu pronunciamento, Lula ressaltou que uma das prioridades do governo é o investimento em educação, mencionando a criação do programa Pé-de-Meia, destinado a estudantes de baixa renda do ensino médio da rede pública matriculados no Cadastro Único para Programas Sociais do governo federal. A ação visa atuar como uma poupança, buscando incentivar a permanência na escola e a conclusão dessa etapa de ensino.
“[Evasão escolar] é um problema do governo, do Estado. O Estado não pode transferir a sua responsabilidade para a família ou para Deus. É preciso que a gente assuma a responsabilidade e, por isso, criamos o Pé-de-Meia”, afirmou Lula, ao criticar falta de investimentos de governos passados no setor. “Não é possível fazer [educação] de graça. Ela custa”, destacou o presidente, que também citou a necessidade de infraestrutura escolar, laboratório e contratação e pagamento de professores. O presidente disse ainda que o governo federal tem articulado com estados e municípios o cumprimento da meta de alfabetizar 80% das crianças até o 2º ano do ensino fundamental até 2030.
LEIA TAMBÉM:
● A greve dos servidores da Universidade de Brasília não possui data definida para término; o início do novo semestre está previsto para o dia 18 de agosto
● Estudantes aprovados no Fies 2025 precisam concluir o cadastro até sexta-feira
● Ministério da Educação divulga detalhes da negociação de dívidas do Fies para estudantes com pendências financeiras
Prêmio MEC da Educação Brasileira
Entre os homenageados, 54 eram estudantes que alcançaram as maiores notas na redação do Enem, além de quatro estados, 35 municípios e 20 escolas com desempenho elevado em oito áreas: educação infantil, alfabetização, anos iniciais do ensino fundamental, anos finais do ensino fundamental, ensino médio, Enem, educação em tempo integral e educação profissional e tecnológica. Foram também homenageados 49 professores. Os vencedores receberam troféus, medalhas, certificados e prêmios entre R$ 100 mil e R$ 500 mil, valores destinados à melhoria da infraestrutura escolar e ao reconhecimento dos profissionais da educação.
A sensação que eu tive aqui ao entregar este prêmio para vocês é como se eu estivesse entregando o Oscar da resiliência, da teimosia para pessoas que acreditam que não há nada impossível neste planeta quando a gente tem vontade. Não existe espaço para desanimar.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Com informações da Agência Brasil
Fonte por: Jovem Pan