Evasão escolar é problema de Estado, afirma Lula na entrega do Prêmio MEC

Foram selecionados 116 projetos que demonstraram as melhores práticas em inclusão e diversidade, qualidade da educação, desempenho no Ideb, permanência,…

12/08/2025 7h23

2 min de leitura

Imagem PreCarregada
(Imagem de reprodução da internet).

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva concedeu o Prêmio MEC da Educação Brasileira a estudantes, municípios e escolas da rede pública do país. A cerimônia ocorreu no Palácio do Planalto. A premiação homenageou 116 projetos, selecionados por demonstrarem as melhores práticas em inclusão e diversidade, qualidade da educação pública, desempenho no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), acesso e permanência, avanço na alfabetização e educação em tempo integral, e desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), com base na análise de dados da educação básica e outros indicadores, conforme informado pelo Ministério da Educação.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Em seu pronunciamento, Lula ressaltou que uma das prioridades do governo é o investimento em educação, mencionando a criação do programa Pé-de-Meia, destinado a estudantes de baixa renda do ensino médio da rede pública matriculados no Cadastro Único para Programas Sociais do governo federal. A ação visa atuar como uma poupança, buscando incentivar a permanência na escola e a conclusão dessa etapa de ensino.

“[Evasão escolar] é um problema do governo, do Estado. O Estado não pode transferir a sua responsabilidade para a família ou para Deus. É preciso que a gente assuma a responsabilidade e, por isso, criamos o Pé-de-Meia”, afirmou Lula, ao criticar falta de investimentos de governos passados no setor. “Não é possível fazer [educação] de graça. Ela custa”, destacou o presidente, que também citou a necessidade de infraestrutura escolar, laboratório e contratação e pagamento de professores. O presidente disse ainda que o governo federal tem articulado com estados e municípios o cumprimento da meta de alfabetizar 80% das crianças até o 2º ano do ensino fundamental até 2030.

LEIA TAMBÉM:

Prêmio MEC da Educação Brasileira

Entre os homenageados, 54 eram estudantes que alcançaram as maiores notas na redação do Enem, além de quatro estados, 35 municípios e 20 escolas com desempenho elevado em oito áreas: educação infantil, alfabetização, anos iniciais do ensino fundamental, anos finais do ensino fundamental, ensino médio, Enem, educação em tempo integral e educação profissional e tecnológica. Foram também homenageados 49 professores. Os vencedores receberam troféus, medalhas, certificados e prêmios entre R$ 100 mil e R$ 500 mil, valores destinados à melhoria da infraestrutura escolar e ao reconhecimento dos profissionais da educação.

A sensação que eu tive aqui ao entregar este prêmio para vocês é como se eu estivesse entregando o Oscar da resiliência, da teimosia para pessoas que acreditam que não há nada impossível neste planeta quando a gente tem vontade. Não existe espaço para desanimar.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Com informações da Agência Brasil

Fonte por: Jovem Pan

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.