Atirador Confessa Planejamento Detalhado dos Tiroteios em Vídeos
O ex-aluno da Brown University, identificado como Neves Valente, confessou em detalhes o planejamento dos ataques que culminaram na morte de dois estudantes e ferimentos em outras nove pessoas. As informações foram divulgadas nesta terça-feira (6) pelo Departamento de Justiça.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Valente, de 48 anos, um cidadão português, cometeu os atos em dezembro de 2025, após matar a estudante Ella Cook, de 19 anos, e o calouro Mukhammad Aziz Umurzokov, de 18 anos.
Confissões em Vídeos Recuperados
Durante a busca no depósito onde o corpo de Neves Valente foi encontrado, o FBI recuperou um dispositivo eletrônico contendo uma série de vídeos. Neves Valente, em suas confissões, admitiu ter planejado os ataques por pelo menos seis semestres, revelando que não tinha um motivo específico para os atos.
LEIA TAMBÉM!
Em uma das gravações, traduzida para o inglês, ele expressou que não se sentia merecedor de desculpas, mencionando que havia sido ferido durante um dos tiroteios.
Reações e Controvérsias
Neves Valente também reagiu a acusações feitas pela influenciadora Laura Loomer, que alegou que o atirador da Brown teria proferido ameaças em árabe durante o ataque. Ele negou veementemente, afirmando que não falava a língua e que sua intenção não era fazer qualquer declaração.
Durante a investigação, o então-presidente americano expressou sua preocupação, chamando o atirador de “animal”. Neves Valente descreveu seu ato como “um pouco incompetente”, mas ressaltou que algo foi feito.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Detalhes Adicionais e Envolvimento
A investigação revelou que Neves Valente teve um confronto com uma testemunha na Brown, o que levou à sua identificação. A testemunha, que postou informações sobre o caso em um fórum de mídia social, instigou o FBI a investigar um veículo alugado.
Neves Valente admitiu ter sido confrontado e que a testemunha viu sua placa. Ele chegou aos Estados Unidos em 2001 para estudar física na Brown, obtendo residência permanente em 2017 e vivendo em Miami.
Comunidade Brown Lamenta a Tragédia
A Universidade Brown emitiu um comunicado expressando sua profunda tristeza pela tragédia e reafirmando seu apoio às famílias das vítimas. A comunidade da universidade continua a lamentar a perda dos estudantes e a rezar pela recuperação dos feridos.
