Ex-boxeador italiano, campeão olímpico e mundial, faleceu aos 87 anos

Giovanni “Nino” Benvenuti obteve a medalha de ouro em Roma, 1960.

20/05/2025 16:40

1 min de leitura

Ex-boxeador italiano, campeão olímpico e mundial, faleceu aos 87 anos
(Imagem de reprodução da internet).

O pugilista italiano Giovanni “Nino” Benvenuti, que obteve a medalha de ouro olímpica em Roma em 1960, faleceu na terça-feira (20) aos 87 anos, conforme comunicou o Comitê Olímpico Italiano (COI).

Após as Olimpíadas, Benvenuti também se tornou campeão mundial em dois pesos diferentes na década de 1960.

Originário da região da Áustria, atualmente Eslovênia, Benvenuti obteve a medalha de ouro olímpica na categoria meio-médio pela Itália, após vencer Yuri Radonyak, da União Soviética, na final.

Leia também:

Ele obteve a medalha Val Barker como o pugilista mais notável nos Jogos de 1960 — competição na qual o americano Cassius Clay, posteriormente conhecido como Muhammad Ali, alcançou a medalha de ouro na modalidade meio-pesado.

A primeira-ministra Giorgia Meloni homenageou Benvenuti como atleta e por sua defesa de milhares de italianos falecidos devido à atuação de guerrilheiros iugoslavos ou que se exilaram após a Segunda Guerra Mundial.

Obrigada, Nino, pelas suas lutas no ringue e por aqueles que defendem a verdade. A Itália não se esquecerá de você.

Adeus, Nino Benvenuti, campeão extraordinário e símbolo de uma Itália orgulhosa, corajosa, capaz de se reerguer.

Não foi um dos maiores pugilistas da nossa história, mas também muito mais: profundamente ligado às suas raízes istriana, foi um testemunho incansável da… pic.

Giorgia Meloni @GiorgiaMeloni – 20 de maio de 2025

Benvenuti obteve o título mundial dos super-médios em 1965, após nocautear o também lutador italiano Sandro Mazzinghi.

Após a perda do cinturão, ascendeu à categoria média e derrotou o americano Emile Griffith no Madison Square Garden em 1967, obtendo mais um título mundial.

Griffith conquistou uma revancha no final daquele ano, contudo, Benvenuti retomou o título em 1968, na terceira disputa entre os dois.

A Itália cedeu o título em 1970, após ser derrotada pelo argentino Carlos Monzón na capital italiana.

Após sua aposentadoria, ele continuou em alguns filmes e permaneceu um rosto conhecido, com frequentes participações na televisão.

Fonte: CNN Brasil

Aqui no ZéNewsAi, nossas notícias são escritas pelo José News! 🤖💖 Nós nos esforçamos para trazer informações legais e confiáveis, mas sempre vale a pena dar uma conferida em outras fontes também, tá? Obrigado por visitar a gente, você é 10/10! 😊 Com carinho, equipe ZéNewsAi 📰 (P.S.: Se encontrar algo estranho, pode nos avisar! Adoramos feedbacks fofinhos! 💌)