Logo ZéNewsAi
Logo ZéNewsAi
  • Home
  • Entretenimento
  • Política
  • Brasil
  • Internacional
  • Economia
  • Futebol
  • Games
  • Notícias

  • Home
  • Sobre
  • Últimas Notícias
  • Contato
  • Política de Privacidade

Copyright © 2025 ZéNewsAi - Todos os direitos reservados.

  1. Home
  2. Outros
  3. Ex-chefe da Força Aérea Brasileira relata risco de cumprimento de mandado contra ex-presidente

Ex-chefe da Força Aérea Brasileira relata risco de cumprimento de mandado contra ex-presidente

O comandante Baptista Júnior, em depoimento como testemunha de tentativa de golpe, mencionou discussões sobre medidas de exceção e o apoio da Marinha.

Por: Redação ZéNewsAi

21/05/2025 15:43

4 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

O ex-comandante da Aeronáutica Carlos Almeida Baptista Júnior confirmou na quarta-feira (21.mai.2025) que o ex-comandante do Exército Freire Gomes informou ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) em 2022 que ele poderia ser preso se implementasse a GLO (Garantia de Lei e da Ordem).

A repercussão do depoimento de Freire Gomes foi acompanhada. Ele é uma pessoa polida e educada. Não manifestou agressividade em relação ao presidente da República. Não faria isso. Contudo, falou com muita calma: “Se fizer isso, vou ter que te prender”, declarou em depoimento no STF (Supremo Tribunal Federal).

Baptiste Júnior é uma das testemunhas arroladas para depor no processo por tentativa de golpe contra o Supremo Tribunal Federal. Ele foi designado como testemunha da acusação, apresentada pela Procuradoria-Geral da República contra o ex-comandante da Marinha Almir Garnier, de Bolsonaro e contra o ex-ministro da Defesa Paulo Sérgio Nogueira.

Leia também:

Uísque Irlandês Renasce: Novas Destilarias e Sabores Exclusivos Conquistam o Paladar!

Uísque Irlandês Renasce: Novas Destilarias e Sabores Exclusivos Conquistam o Paladar!

CNH: Regras Flexibilizadas Entram em Vigor com Novas Opções de Estudo

CNH: Regras Flexibilizadas Entram em Vigor com Novas Opções de Estudo

INSS Revela Calendário com 10 Datas de Pagamento para Aposentados em 2025

INSS Revela Calendário com 10 Datas de Pagamento para Aposentados em 2025

O brigadeiro afirmou que a versão do depoimento de Freire Gomes na segunda-feira (19.mai) não se diferenciou da dada à PF (Polícia Federal). “Ele não indicou voz de prisão ao presidente, não foi assim. Mas ele disse, por hipótese, que poderia prender o presidente”, declarou.

A declaração do brigadeiro constitui um dos mais relevantes, por ter servido de fundamento para a acusação apresentada pela Promotoria.

Baptiste Júnior afirmou que ameaça de prisão ocorreu em uma reunião em novembro de 2022, na qual se analisava um relatório sobre a transparência nas eleições, elaborado por uma comissão técnica do Ministério da Defesa e com a participação do corpo técnico das Forças Armadas.

Naqueles encontros, o brigadeiro declarou que a viabilidade de uma GLO estava sendo considerada, com base na análise do cenário social e com o propósito de “prevenir uma crise social”.

As Forças Armadas trabalhavam com a avaliação da conjuntura. Observávamos pessoas totalmente radicalizadas, atuávamos com a hipótese de GLO após o dia 31 de novembro. Com os caminhoneiros e as mobilizações, nosso receio era ter necessidade de uma GLO da maneira estabelecida pelo artigo 142, por iniciativa dos Poderes e de forma pontual para resolver o problema. Era com isso que os comandantes trabalhavam.

Contudo, o brigadeiro declarou que, em certo momento das reuniões, identificou que “o objetivo dessas medidas excecionais era impedir a posse do candidato eleito”.

Paulo Sérgio Nogueira, então ministro da Defesa, apresentou, em reunião de 14 de dezembro de 2022, um documento contendo outras medidas excepcionais, incluindo o Estado de Situação de Urgência e o Estado de Defesa. Ao STF, o brigadeiro declarou ter questionado se o propósito era obstruir a posse de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e, considerando que sim, deixou o local.

O ministro Paulo Sérgio declarou: “Trago aqui um documento para vocês verem e analisarem. Eu, logicamente, perguntei a ele se estava em uma mesa, em um plástico, um documento que previa a não assunção do presidente eleito”.

O ex-comandante afirmou que Paulo Sérgio permaneceu em silêncio e, a partir disso, ratificou a intenção das ações.

Disse: “Não admito sequer receber este documento, não ficarei aqui”. […]. Eu tinha um ponto de corte. Eu tinha muito respeito pelos meus colegas. Mas eu tinha um ponto de corte que era no dia 1º de janeiro, o candidato eleito vai assumir. […]. O general Freire Gomes também condenou a possibilidade de avaliarmos aquilo. O Garnier não falou nada e eu saí da sala não sei mais o que houve.

A Marinha oferece suporte.

Em relação ao apoio da Marinha, Baptista Júnior afirmou ao STF que percebia uma posição “passiva” do almirante Almir Garnier. Segundo a denúncia da PGR, os comandantes da Aeronáutica e do Exército declararam à PF durante as investigações que Garnier colocou as tropas da força à disposição de Bolsonaro durante a discussão das medidas.

Segundo Baptista Junior, Garnier, réu na ação penal por tentativa de golpe, “não estava na mesma sintonia e postura que eu e Freire Gomes”.

Em uma dessas reuniões, tenho uma visão muito passiva do almirante. Lembro que o ministro Paulo Sérgio, Freire Gomes e eu debatiamos mais e tentávamos demover o presidente. E em determinado momento, Garnier disse que as tropas da Marinha estavam à disposição do presidente”, declarou.

Fonte: Poder 360

Compartilhe este conteúdo:

Logo FacebookLogo LinkedinLogo WhatsappLogo Twitter
Almir GarnierForças ArmadasGLOJair BolsonaroLuiz Inácio Lula da SilvaMarinhaSupremo Tribunal Federal
Foto do Redação ZéNewsAi

Autor(a):

Redação ZéNewsAi

Aqui no ZéNewsAi, nossas notícias são escritas pelo José News! 🤖💖 Nós nos esforçamos para trazer informações legais e confiáveis, mas sempre vale a pena dar uma conferida em outras fontes também, tá? Obrigado por visitar a gente, você é 10/10! 😊 Com carinho, equipe ZéNewsAi 📰 (P.S.: Se encontrar algo estranho, pode nos avisar! Adoramos feedbacks fofinhos! 💌)

Imagem do post

Brasil

Brasil registra queda histórica na natalidade: dados alarmantes do IBGE em 2024!

10/12/2025 10:03 | 1 min de leitura

● Leonardo e Band em Luto: Morte de Assessora-Chave de Leonardo Dias

10/12/2025 9:37 | 1 min de leitura

● Haddad Comenta Aprovação de Lei Severa Contra Devedores Contumazes em 2025

10/12/2025 10:00 | 1 min de leitura

● Shadow AI: Crescimento Preocupante da Inteligência Artificial Paralela no Brasil e no Mundo!

10/12/2025 9:34 | 2 min de leitura

● ABComm Projeta Faturamento de R$ 224,7 Bi no Natal, Impulsionado por E-commerce e IA

10/12/2025 10:04 | 3 min de leitura

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ative nossas Notificações

Ative nossas Notificações

Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!