Logo ZéNewsAi
Logo ZéNewsAi
  • Home
  • Entretenimento
  • Política
  • Brasil
  • Internacional
  • Economia
  • Futebol
  • Games
  • Notícias

  • Home
  • Sobre
  • Últimas Notícias
  • Contato
  • Política de Privacidade

Copyright © 2025 ZéNewsAi - Todos os direitos reservados.

  1. Home
  2. Outros
  3. Ex-ministro é apontado como autor de plano para assassinar Lula, Alckmin e Moraes

Ex-ministro é apontado como autor de plano para assassinar Lula, Alckmin e Moraes

Mario Fernandes afirmou ao STF que o documento “Punhal Verde e Amarelo” representava apenas um “pensamento digitalizado”.

Por: Redação ZéNewsAi

25/07/2025 3:49

3 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

O general da reserva Mario Fernandes, ex-secretário-executivo da Secretaria-Geral da Presidência da República, confirmou nesta 5ª feira (24.jul.2025), em interrogatório no STF (Supremo Tribunal Federal), ser o autor do documento que propunha o assassinato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), do vice-presidente, Geraldo Alckmin (PSB) e do ministro Alexandre de Moraes.

Fernandes confirmou na testemunha o planejamento do texto do plano “Punhal Verde e Amarelo”, que detalhava a execução de agentes da República. Alegou, contudo, que se tratava unicamente de um “pensamento” digitalizado. Declarou que o material era uma “análise de riscos” e um “compilado de dados”, sem qualquer intenção de execução.

Formulário de cadastro

Leia também:

Uísque Irlandês Renasce: Novas Destilarias e Sabores Exclusivos Conquistam o Paladar!

Uísque Irlandês Renasce: Novas Destilarias e Sabores Exclusivos Conquistam o Paladar!

CNH: Regras Flexibilizadas Entram em Vigor com Novas Opções de Estudo

CNH: Regras Flexibilizadas Entram em Vigor com Novas Opções de Estudo

INSS Revela Calendário com 10 Datas de Pagamento para Aposentados em 2025

INSS Revela Calendário com 10 Datas de Pagamento para Aposentados em 2025

“Confirmo. Este arquivo digital corresponde a um pensamento meu que foi digitalizado – um compilar de dados, um estudo de situação, uma análise de riscos que eu realizei e, por costume próprio, decidi digitalizar. Não foi apresentado a ninguém esse pensamento digitalizado e não foi compartilhado com ninguém. Eu garanto que, se meu HD fosse extraído dos autos do processo, em nada isso impactaria o processo ou mesmo a parte das denúncias”, afirmou.

O general afirmou que chegou a imprimir o conteúdo no Palácio do Planalto em 9 de novembro de 2022, mas alegou ter rasgado o papel logo em seguida por “hábito de leitura fora da tela”. Quarenta minutos após a impressão, ele entrou no Palácio da Alvorada, quando o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) ainda residia no local.

Fernandes declarou que a ocorrência simultânea dos horários se deu por questões profissionais e assegurou não ter possuído o material em questão.

A Alvorada é a residência oficial da Presidência da República. Anteriormente, Bolsonaro sofreu derrota para Lula no segundo turno das eleições. Mario Fernandes é réu no núcleo 2 da ação que investiga uma suposta tentativa de golpe de Estado para impedir a posse do presidente eleito.

Prisão

Em novembro de 2024, o ministro Alexandre de Moraes ordenou a prisão do general e de mais 4 indivíduos no processo que investiga um plano para assassinar o presidente Lula, Alckmin e o próprio ministro. Ele é um dos integrantes do grupo conhecido como “kids pretos”, oriundos das Forças Especiais do Exército, presos na operação.

Ele preparou o plano operacional denominado “Punhal Verde e Amarelo”, com o objetivo de cometer o assassinato de Lula e Alckmin, em 15 de dezembro de 2022. O documento incluía tópicos sobre a munição a ser utilizada contra os alvos, conforme apurado nas investigações. Para a Polícia Federal, Fernandes é um dos militares “mais radicais” que compunham o núcleo, conforme destacado pelo acordo de colaboração premiada de Mauro Cid.

Mario Fernandes trabalhou no gabinete do ex-ministro da Saúde e deputado federal Eduardo Pazuello (PL-RJ) de 2023 a março de 2024. Foi chefe substituto da Secretaria Geral da Presidência no governo de Jair Bolsonaro (PL) de outubro de 2020 a janeiro de 2023.

Núcleo 2 do “Golpe”

Os indivíduos envolvidos no núcleo 2 são acusados de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, tentativa de golpe, dano qualificado, deterioração de patrimônio tombado e participação em organização criminosa armada.

A acusação da PGR define esse grupo como responsável pela gestão do plano “golpista”. O núcleo teria sido responsável por “coordenar as ações de monitoramento e neutralização de autoridades públicas”.

Integramo o núcleo.

Fonte por: Poder 360

Compartilhe este conteúdo:

Logo FacebookLogo LinkedinLogo WhatsappLogo Twitter
AlckminLulaMario FernandesMoraesPlano Punhal Verde e Amarelo
Foto do Redação ZéNewsAi

Autor(a):

Redação ZéNewsAi

Aqui no ZéNewsAi, nossas notícias são escritas pelo José News! 🤖💖 Nós nos esforçamos para trazer informações legais e confiáveis, mas sempre vale a pena dar uma conferida em outras fontes também, tá? Obrigado por visitar a gente, você é 10/10! 😊 Com carinho, equipe ZéNewsAi 📰 (P.S.: Se encontrar algo estranho, pode nos avisar! Adoramos feedbacks fofinhos! 💌)

Imagem do post

Mundo

Coreia do Sul: Cidadãos "Rejuvenescem" com Mudança Surpreendente na Contagem de Idade!

05/01/2026 8:05 | 2 min de leitura

● Gestores Brasileiros: Comando, Objetividade e Falta de Planejamento Revelados em Estudo!

05/01/2026 8:08 | 2 min de leitura

● Antocianinas Combatem Microplásticos: A Revolução Alimentar para Longevidade!

05/01/2026 8:10 | 2 min de leitura

● Cuba em Luto Nacional: Mortes de 32 Militares em Operação na Venezuela!

05/01/2026 8:17 | 1 min de leitura

● Venezuela em Crise: Operação Militar EUA Captura Maduro e Impacta o Mundo!

05/01/2026 8:18 | 3 min de leitura

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ative nossas Notificações

Ative nossas Notificações

Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!