A Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro deteve, na madrugada de segunda-feira (23), Rafael Luz Souza, também conhecido como “Rafael Pulgão”, durante a execução da Operação Contenção. As investigações indicam sua responsabilidade em conflitos armados entre facções criminosas na Zona Oeste da capital.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A operação foi realizada por equipes da Delegacia de Roubos e Furtos de Automóveis (DRFA), em conjunto com a DRE, DRACO-IE, DHC, 22ª DP (Penha), 34ª DP (Bangu) e 35ª DP (Campo Grande).
A Polícia Civil informou que Rafael Pulgão liderava um grupo que atuava na Vila Kennedy e participava de confrontos com milicianos na comunidade do Catiri, com o objetivo de ampliar a atuação da facção Comando Vermelho na região.
LEIA TAMBÉM!
Segundo os investigadores, a Vila Kennedy servia como ponto de apoio para as ações da denominada “Tropa do RD”, grupo ligado ao Comando Vermelho. As informações indicam que, da região, eram lançados ataques a áreas como Santa Cruz, Antares e Rodo.
Em 2021, Rafael Luz Souza foi afastado da Polícia Civil e condenado a mais de 15 anos de prisão por envolvimento com milícia. Em outubro de 2024, obteve liberdade condicional. Após deixar o sistema prisional, a Polícia Civil informou que ele teria se associado ao Comando Vermelho para tentar recuperar áreas controladas por grupos rivais.
Ele foi preso em flagrante e indiciado por associação criminosa qualificada. A Polícia Civil comunicou que as investigações continuam, com ênfase em outros membros dos grupos implicados nos conflitos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A Operação Contenção visa combater a expansão territorial de organizações criminosas e o aumento da violência armada em áreas da Zona Oeste. A corporação reforçou que informações sobre atividades criminosas podem ser repassadas anonimamente pelo canal do Disque Denúncia da DRFA, pelo WhatsApp: (21) 97535-3522.
Fonte por: CNN Brasil