Roberto Campos Neto, ex-presidente do Banco Central entre 2019 e 2024, com 56 anos, é o novo colunista mensal da Folha de S.Paulo. Os textos abordarão macroeconomia e inovação do sistema financeiro, sendo publicados aos sábados no site e aos domingos na versão impressa.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Campos Neto possui graduação e mestrado em economia pela UCLA (Universidade da Califórnia em Los Angeles), nos Estados Unidos. A partir de 1º de julho de 2025, ele assume os cargos de vice-chairman e diretor Global de Políticas Públicas do Nubank.
Adicionalmente, o economista faz parte do conselho de administração da Nu Holdings, empresa que controla as operações globais do Nubank. Nessa função, tem reporte direto a David Vélez, fundador e CEO da fintech.
LEIA TAMBÉM!
O economista liderou o Banco Central durante todo o mandato do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e na primeira metade do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
A administração foi caracterizada pela aprovação da independência da instituição pelo Congresso e pelo avanço nas discussões tecnológicas para o setor financeiro. Campos Neto também foi alvo constante de Lula em relação à taxa de juros.
Antes de assumir a direção do banco, o economista desenvolveu sua trajetória no mercado financeiro, tendo atuado em instituições como Santander, Claritas Investments e Bozano Simonsen.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Fonte por: Poder 360