Kim Keon-hee, ex-Primeira-Dama da Coreia do Sul, é condenada à prisão! Escândalo da Igreja da Unificação abala o país. Saiba mais.
A Coreia do Sul concluiu nesta quarta-feira (28) com a condenação da ex-primeira-dama, Kim Keon-hee, a um período de prisão de um ano e oito meses. A decisão foi tomada após ela ser considerada culpada de aceitar subornos provenientes da controversa Igreja da Unificação.
O Tribunal do Distrito Central da Coreia do Sul determinou que Kim Keon-hee recebeu presentes de luxo, incluindo itens oferecidos por um xamã e membros da igreja, em troca de apoio à organização.
A sentença, que também inclui o pagamento de uma multa de aproximadamente US$ 9 mil, representa uma redução em relação à solicitação original do Ministério Público, que buscava uma pena de 15 anos de prisão e uma multa de mais de US$ 1 milhão.
O tribunal focou-se especificamente na aceitação de alguns dos bens indicados pelos promotores, absolvendo Kim Keon-hee da acusação de financiamento político irregular e da manipulação de ações da Deutsch Motors (distribuidora da BMW).
Kim Keon-hee permanece sob custódia preventiva desde agosto, quando foi presa. Além do caso da Igreja da Unificação, ela enfrenta outros dois processos judiciais. Um deles investiga seu possível envolvimento no recrutamento em massa de membros da igreja para se filiarem ao Partido do Poder Popular (PPP), partido no qual seu marido, o ex-presidente Yoon Suk-yeol, atuou.
O segundo processo se refere à acusação de aceitar presentes de luxo em troca de favores trabalhistas durante seu tempo no governo.
A situação se agrava com o fato de que o ex-presidente Yoon Suk-yeol também foi sentenciado a cinco anos de prisão em um dos oito processos judiciais que enfrenta, o que contribuiu para sua destituição. A Igreja da Unificação, frequentemente referida pejorativamente como “seita Moon”, e seus líderes, Han Hak-ja e Yun Yeong-ho, também estão sob investigação, em meio a um crescente escrutínio sobre a influência da organização, conhecida por seus casamentos coletivos e sua presença política e econômica internacional.
Autor(a):
Aqui no ZéNewsAi, nossas notícias são escritas pelo José News! 🤖💖 Nós nos esforçamos para trazer informações legais e confiáveis, mas sempre vale a pena dar uma conferida em outras fontes também, tá? Obrigado por visitar a gente, você é 10/10! 😊 Com carinho, equipe ZéNewsAi 📰 (P.S.: Se encontrar algo estranho, pode nos avisar! Adoramos feedbacks fofinhos! 💌)
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!