Ex-secretário comenta sobre a origem dos prejuízos daCorreios

A empresa registrou um prejuízo que quadruplicou em 2024, atingindo R$ 2,6 bilhões.

10/05/2025 11h23

1 min de leitura

Imagem PreCarregada
(Imagem de reprodução da internet).

Em entrevista à CNN neste sábado (10), o ex-secretário de Política Econômica do Ministério da Fazenda Márcio Holland avaliou as consequências do prejuízo de R$ 2,6 bilhões registrado pelos Correios em 2024. Segundo ele, trata-se de uma dívida que recairá sobre os próprios cidadãos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A situação não é favorável e, infelizmente, quem financia isso somos nós, pois isso retorna para a alta taxa de juros, volta para o custo do crédito elevado. Estamos falando de um governo que está fazendo uma expansão de serviços em um momento um tanto quanto delicado para a macroeconomia.

Os dados divulgados no Diário Oficial da União (DOU) na sexta-feira (9) indicam que a perda da empresa aumentou quatro vezes em relação ao desempenho do ano anterior.

Leia também:

Segundo os Correios, uma das razões para o resultado negativo é que apenas 15% das 10.638 unidades localizadas em áreas atendidas pela empresa obtiveram superávit.

Holland aponta que “85% das agências dos Correios em todo o país apresentaram prejuízo, devido ao fato de a empresa alegar a necessidade de oferecer acesso a todos os serviços de postagem e encomendas, o que requer uma revisão do modelo de negócios”.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O modelo de negócios atual, segundo o economista, “está fadado a gerar prejuízos recorrentes para a União”.

Adicionalmente, ressaltou que, em um cenário fiscal brasileiro delicado, a geração de prejuízo em um único ano, quando o Brasil necessita aprimorar suas contas públicas, é uma notícia negativa.

Transformações digitais

Na avaliação do ex-secretário, a necessidade de mudança de modelo de negócios dos Correios também está relacionada às “grandes transformações da sociedade, chamadas transformações digitais da comunicação digital em geral”.

Essa é uma faceta da história que, em grande parte, exige que os Correios realizem um processo de transformação, de mudança de modelo de negócio.

Fonte: CNN Brasil

Ative nossas Notificações

Ative nossas Notificações

Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.