Exaltação da viagem de Lula à Rússia por parte de bolsonaristas: “Atitude humilhante”
Sergio Moro afirma que o presidente brasileiro buscou o contato com Vladimir Putin por iniciativa própria; Flávio e Nikolas direcionam discurso à esquerda, evitando menção ao líder russo.

Políticos bolsonaristas utilizaram suas contas em redes sociais para atacar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em razão de sua viagem à Rússia. O presidente, acompanhado da primeira-dama Janja Lula da Silva, participará nesta sexta-feira (9.mai.2025) das comemorações dos 80 anos do Dia da Vitória, que marca a vitória militar da União Soviética sobre a Alemanha Nazista.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) publicou em seu perfil no X (antigo Twitter) um vídeo com uma montagem de fotos de Lula ao lado de Nicolau Maduro, presidente da Venezuela, e Miguel Díaz-Canel, líder de Cuba. Na imagem, acima da manchete “Lula encontrará com ditadores de Cuba e Venezuela na Rússia”, o senador questiona: “Lula vai pedir conselho para os amigos?”
Leia também:

Tebet anuncia: “Habemus papam” em leilão de rodovia na B3

Ministério da Saúde disponibiliza exames gratuitamente para seus funcionários

“O coração é latino”, afirma líder agostiniano brasileiro sobre o novo papa
Diferentemente de Flávio, que não citou Putin em sua publicação, o senador Sergio Moro (União Brasil-PR) criticou Lula pelo encontro com o mandatário russo. Na quinta-feira (8.mai), Lula e Janja foram recebidos por Putin, que também ofereceu um jantar ao chefe do Executivo brasileiro.
Moro afirmou, em seu papel de senador pelo Paraná, Estado com aproximadamente 500 mil descendentes de ucranianos, que a atitude de Lula era “ofensiva e vergonhosa”. Em 2022, a Rússia lançou uma invasão em larga escala contra a Ucrânia, país com o qual mantém uma guerra desde então.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Assista à reunião entre Lula e Putin (2min):
Em resposta a um vídeo com um trecho do encontro entre Lula, Janja e Putin, foi publicado a seguinte mensagem: “Lula não satisfeito em ir a Moscou para aplaudir as tropas russas que invadiram a Ucrânia, abraçou calorosamente Vladimir Putin por sua própria iniciativa”.
O deputado Nikolas Ferreira (PL-MG) compartilhou a publicação da vereadora Roberta Lopes (PL-MG), de Juiz de Fora, sobre o tema da viagem de Lula a Moscou.
A democracia à esquerda se resume a uma mera falácia eleitoral. Na prática, é o oposto, conforme apontou Lopes, replicado por Ferreira, em referência a uma publicação do presidente do IBGE, Mário Pochmann, que apresentava um mapa invertido, com o Brasil no centro e o Sul global ao norte.
Nikolas e Flávio direcionaram suas críticas unicamente ao presidente Lula, sem mencionar Putin. Em 2022, Jair Bolsonaro (PL) e uma comitiva brasileira se encontraram com Putin na Rússia, dias antes da invasão russa à Ucrânia.
Na ocasião, o então presidente declarou que o encontro com Putin foi “espetacular” e produtivo para discutir a importação de fertilizantes pelo Brasil. Dias após o ataque, Bolsonaro afirmou que o líder russo era um dos homens mais poderosos do mundo e defendeu que o Brasil mantivesse uma posição de “neutralidade” em relação ao conflito.
Viagem de Lula à Rússia
O presidente Lula partiu na terça-feira (6 de maio) para Moscou, com o objetivo de ampliar a variedade das exportações brasileiras para a Rússia, afirmou o embaixador Eduardo Paes Saboia.
O embaixador afirmou, em entrevista com jornalistas, que o Brasil almeja ajustar o comércio com a Rússia e com a China, destino preferencial do presidente.
O Brasil busca diversificar as relações comerciais com outros países, indo além do volume de combustíveis e fertilizantes que atualmente compõem as exportações.
.
Fonte: Poder 360