Executivo afirma que computação quântica é a ‘maior ameaça para o bitcoin’, diz Nic Carter

Nic Carter, fundador da Coin Metrics, afirma que a computação quântica representa a maior ameaça a longo prazo para as criptomoedas.

21/10/2025 17:45

1 min de leitura

Executivo afirma que computação quântica é a ‘maior ameaça para o bitcoin’, diz Nic Carter
(Imagem de reprodução da internet).

Computação Quântica: A Ameaça ao Bitcoin

Nic Carter, fundador da Coin Metrics, declarou na última segunda-feira, 20, que a computação quântica representa a maior ameaça a longo prazo para o bitcoin. Ele ressaltou que o setor deve parar de tratar o assunto como se fosse uma “ficção científica”.

Em seu blog pessoal, Carter explicou que os algoritmos que sustentam a criptomoeda e seu blockchain são baseados em uma linguagem de programação que é altamente suscetível à computação quântica. Isso implica que o projeto pode enfrentar riscos de segurança no futuro.

Riscos Potenciais da Computação Quântica

O principal risco para o bitcoin seria um avanço na computação quântica que permitisse a um computador dessa tecnologia quebrar os algoritmos da criptomoeda. Isso possibilitaria o controle e a alteração de todas as informações na rede.

Leia também:

Nesse cenário, os atacantes poderiam modificar dados, roubar ou transferir criptomoedas, identificar ativos e restringir movimentações. Assim, toda a lógica de controle e funcionamento do projeto estaria comprometida.

Desenvolvimento de Algoritmos Resistentes

Carter enfatizou que o risco da computação quântica não deve gerar “pânico” no mercado, mas é essencial que a comunidade do bitcoin elabore um “plano de ação” para proteger o projeto a longo prazo. Ele sugere que os desenvolvedores comecem a trabalhar em algoritmos que sejam resistentes à computação quântica.

Esses novos algoritmos precisariam ter uma linguagem específica que dificultasse a quebra. Carter acredita que a comunidade deve criar “caminhos de migração realistas” em vez de tratar o tema como um mero “exercício de imaginação”.

Dados Alarmantes sobre a Segurança do Bitcoin

Informações da Project Eleven revelam que 10 milhões de endereços de bitcoin têm chaves públicas expostas, e mais de 6 milhões de bitcoins podem estar em risco devido à computação quântica. Contudo, analistas acreditam que o projeto conseguirá desenvolver mecanismos de proteção a tempo.

Aqui no ZéNewsAi, nossas notícias são escritas pelo José News! 🤖💖 Nós nos esforçamos para trazer informações legais e confiáveis, mas sempre vale a pena dar uma conferida em outras fontes também, tá? Obrigado por visitar a gente, você é 10/10! 😊 Com carinho, equipe ZéNewsAi 📰 (P.S.: Se encontrar algo estranho, pode nos avisar! Adoramos feedbacks fofinhos! 💌)