Computação Quântica: A Ameaça ao Bitcoin
Nic Carter, fundador da Coin Metrics, declarou na última segunda-feira, 20, que a computação quântica representa a maior ameaça a longo prazo para o bitcoin. Ele ressaltou que o setor deve parar de tratar o assunto como se fosse uma “ficção científica”.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Em seu blog pessoal, Carter explicou que os algoritmos que sustentam a criptomoeda e seu blockchain são baseados em uma linguagem de programação que é altamente suscetível à computação quântica. Isso implica que o projeto pode enfrentar riscos de segurança no futuro.
Riscos Potenciais da Computação Quântica
O principal risco para o bitcoin seria um avanço na computação quântica que permitisse a um computador dessa tecnologia quebrar os algoritmos da criptomoeda. Isso possibilitaria o controle e a alteração de todas as informações na rede.
LEIA TAMBÉM!
Altcoins despencam aos menores níveis desde o colapso da FTX com queda no apetite por risco
‘Dólar digital’ não causará crise nos depósitos bancários, afirma regulador dos EUA
‘Flash crash’ comprova resiliência do bitcoin e adoção segue firme, afirma TD Cowen. Queda recorde no mercado de criptomoedas não deve frear tendência de alta, segundo banco
Nesse cenário, os atacantes poderiam modificar dados, roubar ou transferir criptomoedas, identificar ativos e restringir movimentações. Assim, toda a lógica de controle e funcionamento do projeto estaria comprometida.
Desenvolvimento de Algoritmos Resistentes
Carter enfatizou que o risco da computação quântica não deve gerar “pânico” no mercado, mas é essencial que a comunidade do bitcoin elabore um “plano de ação” para proteger o projeto a longo prazo. Ele sugere que os desenvolvedores comecem a trabalhar em algoritmos que sejam resistentes à computação quântica.
Esses novos algoritmos precisariam ter uma linguagem específica que dificultasse a quebra. Carter acredita que a comunidade deve criar “caminhos de migração realistas” em vez de tratar o tema como um mero “exercício de imaginação”.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Dados Alarmantes sobre a Segurança do Bitcoin
Informações da Project Eleven revelam que 10 milhões de endereços de bitcoin têm chaves públicas expostas, e mais de 6 milhões de bitcoins podem estar em risco devido à computação quântica. Contudo, analistas acreditam que o projeto conseguirá desenvolver mecanismos de proteção a tempo.