O Escritório de Gestão e Orçamento da Casa Branca recomendou o encerramento do financiamento de cerca de 20 programas que investigam crimes de guerra em vários países. A ação impactaria as investigações sobre supostos crimes cometidos pela Rússia na Ucrânia.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A proposta ainda não é finalizada. O Departamento de Estado pode apresentar recursos até 11 de julho e justificar quais programas devem ser mantidos, conforme informações divulgadas pela Reuters.
Esta proposta de corte está em consonância com a política de “América em 1º Lugar” do governo do presidente Donald Trump (Partido Republicano), que retornou à Casa Branca em janeiro deste ano. Desde a posse, o governo tem congelado e reduzido bilhões de dólares em assistência externa.
LEIA TAMBÉM!
Os departamentos devem identificar de forma clara e concisa o alinhamento direto com as prioridades do governo.
Um projeto que pode ser impactado é uma doação de US$ 18 milhões à Procuradoria-Geral da Ucrânia, realizada pela Universidade de Georgetown. A Ucrânia registrou mais de 140 mil casos de crimes de guerra desde a invasão russa em 2022.
Outros programas impactados abrangem trabalhos em Mianmar, Síria, Iraque, Nepal, Sri Lanka, Colômbia, Bielorrússia, Sudão, Sudão do Sul, Afeganistão e Gâmbia.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Organizações como a Global Rights Compliance e a Legal Action Worldwide, que documentam crimes como tortura e violência sexual, também podem ter seus recursos limitados.
Diversos desses projetos existem há décadas e já receberam apoio de governos democratas e republicanos. O Departamento de Estado e o OMB não emitiram declarações sobre o caso.
Fonte por: Poder 360