Executivo apresenta solicitações excessivas a estabelecimentos hoteleiros de Belém, afirmam proprietários
A Senacon teria feito solicitações com o objetivo de “prejudicar negociações” com delegações, conforme a ABIH.

A ABIH (Associação Brasileira da Indústria de Hotéis) afirmou que o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), por meio da Senacon (Secretaria Nacional do Consumidor), provocou um grande volume de solicitações “desnecessárias” sobre reservas hoteleiras para a COP30 (Convenção das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O presidente da ABIH, Tony Santiago, afirmou que as “ameaças” do governo visam “prejudicar o andamento das negociações” entre delegações e estabelecimentos de hospedagem.
A Senacon, vinculada ao Ministério da Justiça, notificou formalmente 24 estabelecimentos de hospedagem sobre possíveis “práticas abusivas” em relação aos preços das diárias oferecidas a delegações do evento.
LEIA TAMBÉM:
● Parlamento Europeu votará moção de censura contra Von der Leyen em 10 de julho
● O calor extremo causa problemas no topo da Torre Eiffel e impacta o torneio de Wimbledon na Europa
● Lançamento de site para registro de influenciadores favoráveis a Lula
A Senacon encaminhou ofícios com caráter preventivo, buscando identificar possíveis práticas abusivas e aumentos indevidos nos preços de diárias durante a realização da COP30.
Após o secretário extraordinário da COP30, Valter Correia, apresentar um plano de logística sobre o esquema de hospedagens, delegações europeias consideram reduzir até 50% seus tamanhos para se adequar ao número de leitos disponíveis.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Apesar das críticas, a ABIH declara que as hotelarias estão comprometidas em uma grande colaboração com o governo do Pará para realizar uma grande COP.
“Nossa missão é viabilizar hospedagem para todas as delegações que enfrentam dificuldades em suas estadias. Em um grande esforço, ofereceremos tarifas adequadas para atender às demandas dos países menos favorecidos”, completou Santiago.
Fonte por: Poder 360