Executivo avalia 9 suspeitas de ocorrência de aviar em território nacional

O Ministério da Agricultura investiga novos casos suspeitos de gripe aviária em Santa Catarina e Mato Grosso do Sul. Cinco casos já foram descartados no Brasil.

1 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

O Ministério da Agricultura atualizou nesta quinta-feira (22.mai.2025) o número de casos em investigação para gripe aviária no Brasil. Com 3 novas suspeitas, identificadas nos municípios de Chapecó (SC), Concórdia (SC) e Angélica (MS), e 2 descartes, o total passou a ser 9.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

De acordo com o ministério, os dois casos descartados ocorrem no Rio Grande do Sul: nos municípios de Derrubadas – uma ave selvagem de vida livre – e Triunfo – uma galinha doméstica para subsistência.

Atualmente, o quadro de casos no Brasil, conforme a última atualização do Mapa (às 13h):

LEIA TAMBÉM!

Na terça-feira (20.mai), o ministro da agricultura, Carlos Fávaro (PSD), declarou que o governo busca regionalizar as restrições impostas à compra de carne de frango do Brasil para os parceiros comerciais, em particular para a China. O país é o principal destino do frango brasileiro e encontra-se com o mercado fechado nacionalmente desde o primeiro resultado positivo.

Na quinta-feira (22/05), a Rússia restringiu a exportação unicamente aos produtos do Rio Grande do Sul.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Comissão quer ouvir Fávaro

Na terça-feira (20/mai), a Comissão de Agricultura do Senado aprovou um pedido para ouvir o ministro Fávaro sobre os casos de gripe aviária no Brasil. Segue a íntegra (PDF – 324 kB).

Por ser um convite, Fávaro não é obrigado a comparecer. Contudo, é recomendável que os ministros aceitem. A data ainda será definida.

Fonte: Poder 360

Sair da versão mobile