Executivo brasileiro espera receber documentos para prosseguir com a extradição de Zambelli
O Itamaraty irá notificar a chancelaria italiana; deputada permanece foragida após a decretação da prisão perpétua por Moraes.
O Ministério da Justiça espera receber a documentação relacionada à extradição da deputada licenciada Carla Zambelli (PL-SP) para dar prosseguimento à ordem do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).
O juiz deu início ao processo para assegurar o cumprimento da pena no Brasil, na mesma decisão que determinou a prisão definitiva e a cassação do mandato da parlamentar.
Zambelli foi sentenciada em maio a 10 anos de prisão, perda do mandato na Câmara dos Deputados e o pagamento de indenização de R$ 2 milhões por invasão ao sistema do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). A parlamentar interpôs recurso, porém, foi vencida por unanimidade em julgamento finalizado na sexta-feira (8) na Primeira Turma do STF.
Leia também:
Governo se opõe a redução da jornada e rejeita escala 6×1 em novo debate
PL Suspende Acordo com PSDB no Ceará e Crise Interna se Intensifica!
Deputado Bacellar Prisoe Operação “Unha e Carne” Alvo de Investigação Policial
A etapa seguinte para a extradição é a equipe liderada por Ricardo Lewandowski formalizar o pedido ao Ministério de Relações Exteriores, que se responsabilizará por direcionar a solicitação à chancelaria italiana.
Zambelli comunicou sua saída do Brasil para a Europa na terça-feira passada (3). No dia seguinte, Moraes ordenou a prisão preventiva e a suspensão do passaporte, além da inclusão da parlamentar na lista de foragidos internacionais.
A Polícia Federal (PF) confirmou que Zambelli desembarcou em Roma na última quinta-feira (5), às 11h. Agentes planejaram uma operação. A prisão não ocorreu porque, naquele momento, a Interpol ainda não havia inserido o nome da deputada licenciada na difusão vermelha.
A inclusão ocorreu horas depois, quando já não havia tempo. Até o momento da publicação desta reportagem, domingo (8), o local onde Zambelli se encontrava era desconhecido.
Fonte por: CNN Brasil
Autor(a):
Redação ZéNewsAi
Aqui no ZéNewsAi, nossas notícias são escritas pelo José News! 🤖💖 Nós nos esforçamos para trazer informações legais e confiáveis, mas sempre vale a pena dar uma conferida em outras fontes também, tá? Obrigado por visitar a gente, você é 10/10! 😊 Com carinho, equipe ZéNewsAi 📰 (P.S.: Se encontrar algo estranho, pode nos avisar! Adoramos feedbacks fofinhos! 💌)