Executivo da Seagate anuncia HDDs de 100TB de capacidade até 2030

A Seagate planeja aumentar a capacidade de seu maior disco rígido quase o dobro nos próximos cinco anos, de acordo com o diretor operacional da empresa.

1 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

A Seagate poderá atingir a marca de 100TB em um HDD em até cinco anos, afirmou o diretor executivo da empresa, BS Teh, em entrevista à CNBC.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A declaração surgiu em resposta a uma indagação sobre a necessidade de um dispositivo de 100TB. O profissional ressaltou que tal produto seria “um facilitador fundamental para que a indústria atenda à capacidade de armazenamento que o mercado demanda”. Ele reiterou que a procura por maior memória é impulsionada, sobretudo, pela inteligência artificial.

O Exos Mozaic 3+ disponibiliza 36TB e, na atualidade, detém a posição de drive com maior capacidade da Seagate. Assim, BS Teh está projetando que o armazenamento do seu HDD mais potente triplique sua capacidade até 2030.

LEIA TAMBÉM!

Além das crescentes demandas por maior capacidade, o executivo da Seagate aponta que este HDD também seria uma solução para as exigências energéticas da IA. Com o crescente interesse na tecnologia, a preocupação com a quantidade de energia utilizada na área tem se intensificado.

O diretor operacional explica que o produto é desenvolvido para consumir menos energia por terabyte ou ter maior densidade, de forma que, ao ser integrado ao data center, necessite de menos espaço, energia e outros recursos, devido ao uso de menos unidades de armazenamento para atingir a mesma capacidade.

Roadmap oficial da Seagate ainda não menciona a capacidade de 100TB.

Apesar do entusiasmo do diretor da Seagate na entrevista, ainda não confirmamos os 100TB no roadmap oficial da empresa. Além disso, a Seagate já falhou em cumprir promessas de aumento de capacidade anteriormente.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O Tom’s Hardware recorda que, em seu plano estratégico de 2017, a empresa previa o lançamento de HDDs de 50TB até 2026, sob a linha Exos Mozaic 5+. Essa projeção foi atualizada para 2028, com o Exos Mozaic 4+ de 40TB sendo lançado no ano seguinte.

A utilização da tecnologia HAMR permite alcançar essas elevadas capacidades. Se a Seagate persistir com a mesma solução, torna-se improvável um aumento tão significativo no armazenamento entre a projeção de 2028 e 2030. Talvez o executivo esteja excessivamente otimista, ou já possua informações sobre uma nova geração de tecnologia que a empresa ainda não divulgou.

Fonte: Adrenaline

Sair da versão mobile