Executivo federal anunciará posicionamento sobre a alta nos preços dos combustíveis em 18 de agosto

Mauro Vieira comunicou a data em seu pronunciamento inaugural na 5ª Reunião do Conselhão, realizada na terça-feira (5 de agosto).

05/08/2025 11h59

1 min de leitura

Imagem PreCarregada
(Imagem de reprodução da internet).

O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, declarou que o Itamaraty publicará em 18 de agosto a resposta às tarifas de 50% impostas pelos Estados Unidos aos produtos brasileiros.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A declaração foi proferida durante a abertura do discurso do chanceler na 5ª reunião do CDESS (Conselho de Desenvolvimento Econômico, Social e Sustentável), o Conselho, na terça-feira (5 de agosto de 2025).

O ministro reiterou o papel do governo na diminuição dos produtos tributados pelo país americano. Vieira chegou a se reunir com o secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, em 30 de julho.

LEIA TAMBÉM:

Negociações pragmáticas são a solução mais promissora para o empresariado, para os trabalhadores e para os consumidores do Brasil.

Participe da reunião:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O CONSELHO

O grupo é composto por indivíduos de diferentes origens sociais, incluindo empresários, artistas, influenciadores digitais, médicos, integrantes de movimentos sociais e sindicatos, líderes indígenas, professores, economistas e outros.

A composição do conselho será alterada a partir da quinta-feira.

O Conselho foi criado por Lula em seu 1º mandato (2003-2006) e foi extinto em 2019 pelo governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). A 3ª gestão do petista recriou o colegiado em 2023 com o objetivo de ser um canal de diálogo direto entre o Executivo e a sociedade. É uma forma de o governo fazer com que segmentos sociais se sintam ouvidos – estratégia muito utilizada pelas gestões do PT.

Tarifaão

Entrará em vigor na quarta-feira (6 de agosto de 2025) para o Brasil. O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump (Partido Republicano), anunciou uma alíquota de 50% sobre os produtos brasileiros. O prazo inicial para as tarifas passarem a valer era 1º de agosto. Em 31 de julho, contudo, Trump assinou um decreto que estabelece o que chama de tarifas recíprocas a dezenas de países. O decreto relacionado ao Brasil, foi assinado em 30 de julho. As sobretaxas variam de 10% a 41% sobre nações e territórios e entram em vigor 7 dias após a publicação do decreto. No caso brasileiro, em 6 de agosto.

Fonte por: Poder 360

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.