Executivo federal revoga a concessão de área da favela do Moinho ao governo do estado de São Paulo

Ministério da Gestão critica “uso de violência policial contra a população” por parte do governo estadual.

13/05/2025 20:01

1 min de leitura

Executivo federal revoga a concessão de área da favela do Moinho ao governo do estado de São Paulo
(Imagem de reprodução da internet).

O governo Lula (PT) determinou a suspensão do processo de transferência da área da favela do Moinho, no centro de São Paulo, ao governo do estado, liderado por Tarcísio de Freitas (Republicanos).

O anúncio foi feito por meio de nota emitida pelo Ministério da Gestão, na terça-feira (13). No comunicado, a pasta ressaltou que “não concorda com qualquer uso da força policial contra a população” e critica o governo estadual.

A Secretaria do Patrimônio da União (SPU) emitirá, na terça-feira, 13 de maio, uma notificação extrajudicial que paralisa o processo de cessão da área da favela do Moinho, conforme a nota.

Leia também:

A CNN solicitou ao governo de São Paulo uma declaração sobre o anúncio do governo federal e aguarda resposta.

A Secretaria de Patrimônio da União, ligada ao Ministério da Gestão, encaminhou ofício ao governo paulista, autorizando a “descaracterização” das residências de famílias que deixaram a comunidade “voluntariamente”.

O Ministério da Gestão mencionou no comunicado de terça-feira que o governo do estado não estaria cumprindo acordos.

A remoção da SPU caracterizou-se como a desocupação (e não a destruição) das moradias das famílias que voluntariamente abandonaram suas casas, estando condicionada a uma atuação cuidadosa, para evitar o impacto na estrutura das casas vizinhas e minimizar a interferência nas atividades cotidianas da comunidade.

Em atualização.

Fonte: CNN Brasil

Aqui no ZéNewsAi, nossas notícias são escritas pelo José News! 🤖💖 Nós nos esforçamos para trazer informações legais e confiáveis, mas sempre vale a pena dar uma conferida em outras fontes também, tá? Obrigado por visitar a gente, você é 10/10! 😊 Com carinho, equipe ZéNewsAi 📰 (P.S.: Se encontrar algo estranho, pode nos avisar! Adoramos feedbacks fofinhos! 💌)