Executivo reconhece insucesso em impedir criação de CPI do INSS e busca Tabata Machado para liderar a comissão

Deputados buscam incluir aliados na comissão e transferir a responsabilidade por fraudes para Bolsonaro.

15/05/2025 20h11

1 min de leitura

Imagem PreCarregada
(Imagem de reprodução da internet).

Deputados da base governamental consideram uma derrota provável a tentativa de impedir a criação de uma CPI com senadores e deputados para apurar as fraudes no INSS.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Os governistas decidiram, então, alterar a estratégia: buscam articular para aprovar aliados na comissão e indicarem a deputada Tabata Amaral (PSB-SP) como relatora, conforme apurou o Poder360. Ela é filiada ao mesmo partido do vice-presidente Geraldo Alckmin. Foi uma das signatárias do requerimento de criação da CPI.

Esta publicação digital constatou que membros do governo planejam, na câmara, atribuir a responsabilidade por desvios para o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), período em que a trama teria iniciado.

LEIA TAMBÉM:

A criação do colegiado depende agora da autorização do presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP). O pedido foi protocolado na segunda-feira (12.mai), com o apoio de 36 senadores e 223 deputados, número superior ao mínimo exigido para a abertura da comissão, que é de 27 senadores e 171 deputados.

O senador busca cautela ao decidir, considerando sua proximidade com Lula, visando evitar conflitos que pudessem prejudicar sua articulação com o governo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O presidente da Câmara dos Deputados viajou com Lula para a Rússia e a China, entre os dias 6 e 14 de maio. A ausência tornou inviável a análise necessária para a formalização da criação da CPI mista.

A senadora Damares Alves (Republicanos-DF) declarou que, caso Rodrigo Cabral (MDB) não instaurar a Comissão Parlamentar de Inquérito, parlamentares buscarão o Supremo Tribunal Federal.

Fonte: Poder 360

Ative nossas Notificações

Ative nossas Notificações

Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.