Executivo Trump solicita à Suprema Corte revogação da proteção a 532 mil imigrantes

O governo dos Estados Unidos buscou cancelar o status legal desses imigrantes.

08/05/2025 23h45

1 min de leitura

Imagem PreCarregada
(Imagem de reprodução da internet).

O governo do presidente americano, Donald Trump, solicitou à Suprema Corte que lhe conceda a permissão para revogar o status legal de 532 mil imigrantes de Cuba, Haiti, Nicarágua e Venezuela que possuem autorização de residência temporária, também chamada de parole.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O governo buscou revogar em março o status legal desses imigrantes, que chegaram aos Estados Unidos por meio de um programa lançado pelo ex-presidente democrata Joe Biden, denominado CHNV, uma alusão aos países de origem desses indivíduos.

Em outubro de 2022, o governo do democrata autorizou a entrada legal de um grupo de venezuelanos, mediante investigação de antecedentes criminais, patrocínio e comprovação de vacinação. Em janeiro de 2023, a medida foi ampliada para incluir cidadãos de Haiti, Cuba e Nicarágua.

Leia também:

O assessor jurídico do governo, John Sauer, solicitou o cancelamento de uma ordem de um tribunal inferior que impede o governo de suspender as proteções humanitárias aos imigrantes desses quatro países. Na semana passada, o governo Trump também pediu à Suprema Corte, de maioria conservadora, que apoiasse a sua proposta de acabar com o Status de Proteção Temporária (TPS), que impede a deportação de mais de 350 mil venezuelanos.

Trump prometeu a deportação de milhões de imigrantes em situação irregular e utilizou toda a estrutura do governo para alcançar esse objetivo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Fonte: Carta Capital

TPS
Ative nossas Notificações

Ative nossas Notificações

Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.