Exército de Israel intensifica preparativos para plano de Trump
Hamas aceita partes do plano de paz de Biden, incluindo renúncia do poder e libertação de reféns; cenário político tenso se agrava.
Exército de Israel Anuncia Avanço nos Preparativos para Plano de Trump em Gaza
O exército de Israel anunciou neste sábado (4) que avançaria com os preparativos para a primeira fase do plano do presidente dos EUA, Donald Trump, para pôr fim à guerra em Gaza e libertar todos os reféns, após o Hamas ter declarado que aceitava partes do acordo. O grupo terrorista afirmou, no entanto, que outros detalhes ainda precisavam ser negociados.
O anúncio foi feito horas depois de Trump ter ordenado que Israel parasse de bombardear Gaza, após o Hamas aceitar partes do seu plano. O presidente americano declarou nesta sexta-feira (3) que acreditava que viria uma “paz duradoura.”
Hamas Aceita Partes do Plano e Exige Mais Negociações
O grupo terrorista Hamas afirmou que aceitava alguns elementos do plano de paz de Trump, entre elas a renúncia ao poder e a libertação de todos os reféns restantes. Em comunicado, o grupo sinalizou disposição para entrar imediatamente em negociações e discutir os detalhes. Ou seja, isso não significa que o Hamas aceitou todo o plano apresentado pela Casa Branca.
Leia também:
Trump Interrompe Jornalista com Insulto em Coletiva sobre Epstein
Parlamento Francês Debate Proibição de Redes Sociais para Adolescentes em 2026
Chanceler Merz critica Belém em discurso no Congresso Alemão do Comércio
O grupo terrorista pediu para negociar alguns dos 20 pontos do plano de paz proposto por Trump.
Israel e a Busca por um Fim ao Conflito
Na sexta-feira, o gabinete do primeiro-ministro israelense Benjamin Netanyahu afirmou que Israel estava empenhado em pôr fim à guerra que começou com o ataque do Hamas em 7 de outubro de 2023.
De acordo com o plano, o Hamas libertaria os 48 reféns restantes – cerca de 20 deles acreditam-se estar vivos – dentro de três dias. Também abriria mão do poder e se desarmaria. Em troca, Israel suspenderia sua ofensiva e se retiraria de grande parte do território, libertaria centenas de prisioneiros palestinos e permitiria a entrada de ajuda humanitária e uma eventual reconstrução.
Pressão Internacional e a Resposta do Hamas
Netanyahu tem sido alvo de uma pressão crescente por parte da comunidade internacional e de Trump para pôr fim ao conflito.
Neste sábado, a Jihad Islâmica Palestina, o segundo grupo militante mais poderoso de Gaza, disse que aceitou a resposta do Hamas ao plano de Trump. O grupo havia rejeitado a proposta dias antes.
Outros Detalhes Precisam Ser Negociados
O Hamas disse que estava disposto a libertar os reféns e entregar o poder a outros palestinos, mas que outros aspectos do plano exigem mais consultas entre os palestinos. Sua declaração oficial também não abordou a questão da desmilitarização do Hamas, uma parte fundamental do acordo.
Autor(a):
Redação ZéNewsAi
Aqui no ZéNewsAi, nossas notícias são escritas pelo José News! 🤖💖 Nós nos esforçamos para trazer informações legais e confiáveis, mas sempre vale a pena dar uma conferida em outras fontes também, tá? Obrigado por visitar a gente, você é 10/10! 😊 Com carinho, equipe ZéNewsAi 📰 (P.S.: Se encontrar algo estranho, pode nos avisar! Adoramos feedbacks fofinhos! 💌)