Experimento de vulcão em erupção causa explosão e fere 17 em feira de ciências na Argentina
Acidente acontece durante evento com jovens alunos no Instituto Comercial Rancagua, em Buenos Aires.

Explosão em Experimento de Vulcão em Pergamino Deixa Feridos
Um grave incidente gerou comoção em Pergamino, Buenos Aires, onde um experimento de vulcão em uma feira de ciências explodiu em uma escola. Pelo menos 17 pessoas ficaram feridas, incluindo uma menor de idade que foi levada às pressas ao Hospital Garrahan em estado grave.
O ocorrido se deu na noite de quarta-feira, durante um evento no Instituto Comercial Rancagua, nos arredores de Pergamino. Um grupo apresentava um experimento que simulava uma erupção vulcânica quando as chamas tomaram conta da estrutura, resultando em uma explosão repentina.
Um vídeo do momento da demonstração ilustra como a situação rapidamente saiu de controle, com fragmentos e estilhaços sendo lançados pelo ar.
Leia também:

Defesa Civil de Gaza encontra 55 corpos após retirada das tropas israelenses e trégua anunciada

Putin elogia Trump por busca de paz em meio a ‘crises complexas’ após Nobel da Paz ser concedido a líder venezuelana

Trump afirma que EUA preveem aumento significativo de tarifas sobre China devido a ações ‘hostis’ de Pequim
Feridos e Resposta das Autoridades
De acordo com a imprensa argentina, 17 feridos, a maioria estudantes, apresentaram ferimentos variados, como cortes, queimaduras e hematomas. Várias ambulâncias e equipes de emergência foram acionadas para transportar os feridos a hospitais da região.
Antes da explosão, uma aluna explicou o experimento, detalhando a mistura de enxofre moído, carvão e um sal especial em tubos de metal. Ela mencionou que essa combinação formaria pólvora, responsável pela explosão.
Criança em Estado Crítico
Uma aluna de 12 anos, que estava na primeira fila, foi atingida no rosto e precisou ser internada no Hospital San José. Devido ao risco de perder um dos olhos e aos danos faciais graves, o Ministério da Saúde da Província de Buenos Aires enviou um helicóptero médico para transportá-la ao Hospital Garrahan.
Testemunhas relataram à imprensa local o pânico após a explosão. Uma mãe presente descreveu o momento: “Foi um barulho tremendo. Todos começaram a gritar, havia crianças com sangue no rosto, e os pais não sabiam o que fazer”.
Investigação em Andamento
As autoridades estabeleceram um perímetro de isolamento ao redor da sala de aula afetada e do pátio da escola. Uma investigação foi iniciada para apurar as responsabilidades e identificar os materiais que podem ter causado a explosão.
Autor(a):
Redação ZéNewsAi
Aqui no ZéNewsAi, nossas notícias são escritas pelo José News! 🤖💖 Nós nos esforçamos para trazer informações legais e confiáveis, mas sempre vale a pena dar uma conferida em outras fontes também, tá? Obrigado por visitar a gente, você é 10/10! 😊 Com carinho, equipe ZéNewsAi 📰 (P.S.: Se encontrar algo estranho, pode nos avisar! Adoramos feedbacks fofinhos! 💌)