Explosão em porto do Irã causa 14 mortes e mais de 700 feridos
26/04/2025 às 20h05

A explosão que atingiu o porto de Shahid Rafae, na cidade de Bandar Abbas, no Irã, neste sábado (26/4), já contabiliza pelo menos 14 mortos e mais de 700 feridos, conforme informações divulgadas pela mídia estatal iraniana.
Até o momento, não foram revelados detalhes precisos sobre a causa do incidente. Hossein Zafari, porta-voz do Irã, inicialmente atribuiu a explosão a um suposto armazenamento inadequado de produtos químicos, mas o caso permanece sob investigação.
A emissora estatal iraniana exibiu imagens da vasta coluna de fumaça que surgiu no céu da área. Há também vídeos registrados no local que circulam nas redes sociais.
LEIA TAMBÉM:
● Bispos brasileiros seguem em Roma para a eleição do novo papa
● Médico de Minas Gerais enquadra pacientes como super-heróis e recebe prêmio na Itália
● A visitação ao túmulo do papa Francisco está aberta ao público. Veja fotos
As operações no porto foram interrompidas. A força da explosão destruiu janelas em um raio de quilômetros, a partir do ponto exato, e o som foi ouvido na ilha de Qeshm, a 26 km de distância.
A avaliação do governo brasileiro sobre a situação, .
O Ministério das Relações Exteriores, por meio do Itamaraty, divulgou nota de pesar e ofereceu condolências aos familiares das vítimas.
O governo brasileiro lamenta a explosão ocorrida hoje, dia 26, no terminal portuário de Shahid Rajaee, na cidade de Bandar Abbas, no Irã. Ao expressar condolências às famílias das vítimas e votos de plena recuperação aos feridos, o governo brasileiro presta solidariedade ao povo e ao governo da República Islâmica do Irã.
Fonte: Metrópoles