A tarifa adicional de 50% definida pelo presidente norte-americano Donald Trump (republicano) sobre 694 produtos brasileiros corresponde a 43,4% de todas as exportações do Brasil para os Estados Unidos. O estudo analisa dados de 2024 em dólares, os mais recentes para um ano finalizado.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Os produtos que não entraram no regime de tarifário representam US$ 18,4 bilhões de todo o volume enviado para o país no ano anterior. Outros US$ 23,95 bilhões (56,6% do total) correspondem a produtos que serão efetivamente sujeitos a tributação adicional.
A lista de exceções está em decreto assinado por Trump nesta quarta-feira (30.jul.2025).
LEIA TAMBÉM!
A Power360 avaliou os valores das importações para os norte-americanos disponíveis na página Dataweb, do governo dos EUA.
O governo divulgou em planilha os produtos sujeitos à isenção da taxa.
A descrição do produto e o código do HTS (Planilha Arancelária Harmonizada) foram apresentados. O jornal digital realizou uma comparação dos valores para determinar a estimativa de proporção.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Produtos Isentos
A nova tarifa inclui, entre os produtos preservados, silício metálico, alumina metálica, minérios de ferro, carvão, petróleo bruto, gás natural, fertilizantes compostos, aeronaves civis e peças, além de derivados como querosene de aviação e lubrificantes.
As mercadorias estão sujeitas às alíquotas habituais previstas na tabela aduaneira dos EUA. Segue a lista completa de todos os itens (PDF – 329 kB em português).
Fonte por: Poder 360