Exposição em SP apresenta ao público a obra de Ziraldo
A exposição intitulada “Mundo Zira-Ziraldo Interativo” celebra a vida e a obra do multiartista, criador do personagem mais irreverente do Brasil.

O autor do personagem mais irreverente do Brasil, o escritor, cartunista, jornalista e artista Ziraldo (1932-2024), afirmava que o livro era um gênero de primeira necessidade e deveria fazer parte da básica do brasileiro. Para ele, ler era até mais importante do que estudar.
É para manter essa estimulação do hábito da leitura, sobretudo entre crianças, que o Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) de São Paulo inaugura, neste sábado (16), uma exposição totalmente interativa que convida o público a brincar e explorar o universo criado por Ziraldo.
A exposição Mundo Zira-Ziraldo Interativo celebra a vida e a obra do multiartista. Após passar por Brasília, Belo Horizonte e Rio de Janeiro, atraindo quase 400 mil pessoas, a mostra chega ao centro histórico de São Paulo. A curadoria é de Adriana Lins e Daniela Thomas, sobrinha e filha do artista, respectivamente. “A exposição é um mergulho interativo, tecnológico e analógico também, no universo literário e artístico do Ziraldo. Ela coloca o visitante explicitamente como coautor. O leitor é um coautor e ele precisa acordar para isso. Então, aqui nesta exposição, na brincadeira, no envolvimento, no lúdico, ele acaba se apropriando desse entendimento de que o outro lado faz parte do todo”, declarou Adriana Lins, em entrevista à Agência Brasil.
Leia também:

Temporais e umidade crítica: Previsão do tempo nas capitais do Brasil

Governo lança programa Gás do Povo com vouchers para famílias

Motta define relator para projeto sobre pena de falsificação de bebidas após mortes por metanol
A curadora e diretora do Instituto Ziraldo explica que a exposição é a mesma em todos os locais, porém apresenta particularidades em cada cidade onde é exibida. Uma novidade em São Paulo é a inclusão de alguns livros recentes do artista. “Em cada espaço, há um ajuste exclusivo para aquele local, o que altera o fluxo da visitação e influencia a sensação do visitante. Assim, cada experiência é única, pois cada cidade possui um formato diferenciado. Trouxemos aqui [em São Paulo] os livros inéditos do Ziraldo que não existiam em Brasília, Belo Horizonte ou Rio de Janeiro, pois foram lançados no ano passado: O caminho das Sete Tias, Peixe Grande e Entre Cobras e Lagartas.”
O principal objetivo da exposição, afirmou Adriana Lins, é que as pessoas apreciem o espaço, mas também se voltem para a leitura dos livros. “O lema do Instituto Ziraldo é ler para ir além da leitura. E quando vemos as crianças saindo da exposição falando: ‘Onde o livro?’, ‘Onde a história?’ estamos realizados”, disse.
A exposição
A exposição revela grande parte da natureza comunicativa e democrática da produção artística do artista, com áreas temáticas dedicadas a obras como Flicts e A Turma do Pererê. O percurso da exposição visa estimular a criatividade e a imaginação de cada indivíduo, combinando painéis projetados e artes gráficas. Em um dos espaços, dedicado a Flicts, o primeiro livro infantil de Ziraldo, o público encontrará uma projeção interativa ampla, convidando o visitante a atuar como maestro. Há também um espaço onde o visitante poderá inserir balões de fala nas páginas do livro O Menino Quadradinho, que foram reproduzidas na parede. Serão disponibilizados também desenhos de Ziraldo para colorir virtualmente.
A exposição é gratuita e está em cartaz até o dia 27 de outubro, no espaço anexo do CCBB. Para esta exposição, é preciso reservar ingressos pelo site ou na bilheteria física. Os ingressos são liberados sempre às sextas-feiras, a partir das 12h, e estão disponíveis no site do Centro Cultural do Banco do Brasil.
Com informações da Agência Brasil.
Fonte por: Jovem Pan
Autor(a):
Redação ZéNewsAi
Aqui no ZéNewsAi, nossas notícias são escritas pelo José News! 🤖💖 Nós nos esforçamos para trazer informações legais e confiáveis, mas sempre vale a pena dar uma conferida em outras fontes também, tá? Obrigado por visitar a gente, você é 10/10! 😊 Com carinho, equipe ZéNewsAi 📰 (P.S.: Se encontrar algo estranho, pode nos avisar! Adoramos feedbacks fofinhos! 💌)