Exposição em SP apresenta ao público a obra de Ziraldo

A exposição intitulada “Mundo Zira-Ziraldo Interativo” celebra a vida e a obra do multiartista, criador do personagem mais irreverente do Brasil.

17/08/2025 9h10

3 min de leitura

Imagem PreCarregada
(Imagem de reprodução da internet).

O autor do personagem mais irreverente do Brasil, o escritor, cartunista, jornalista e artista Ziraldo (1932-2024), afirmava que o livro era um gênero de primeira necessidade e deveria fazer parte da básica do brasileiro. Para ele, ler era até mais importante do que estudar.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

É para manter essa estimulação do hábito da leitura, sobretudo entre crianças, que o Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) de São Paulo inaugura, neste sábado (16), uma exposição totalmente interativa que convida o público a brincar e explorar o universo criado por Ziraldo.

A exposição Mundo Zira-Ziraldo Interativo celebra a vida e a obra do multiartista. Após passar por Brasília, Belo Horizonte e Rio de Janeiro, atraindo quase 400 mil pessoas, a mostra chega ao centro histórico de São Paulo. A curadoria é de Adriana Lins e Daniela Thomas, sobrinha e filha do artista, respectivamente. “A exposição é um mergulho interativo, tecnológico e analógico também, no universo literário e artístico do Ziraldo. Ela coloca o visitante explicitamente como coautor. O leitor é um coautor e ele precisa acordar para isso. Então, aqui nesta exposição, na brincadeira, no envolvimento, no lúdico, ele acaba se apropriando desse entendimento de que o outro lado faz parte do todo”, declarou Adriana Lins, em entrevista à Agência Brasil.

LEIA TAMBÉM:

A curadora e diretora do Instituto Ziraldo explica que a exposição é a mesma em todos os locais, porém apresenta particularidades em cada cidade onde é exibida. Uma novidade em São Paulo é a inclusão de alguns livros recentes do artista. “Em cada espaço, há um ajuste exclusivo para aquele local, o que altera o fluxo da visitação e influencia a sensação do visitante. Assim, cada experiência é única, pois cada cidade possui um formato diferenciado. Trouxemos aqui [em São Paulo] os livros inéditos do Ziraldo que não existiam em Brasília, Belo Horizonte ou Rio de Janeiro, pois foram lançados no ano passado: O caminho das Sete Tias, Peixe Grande e Entre Cobras e Lagartas.”

O principal objetivo da exposição, afirmou Adriana Lins, é que as pessoas apreciem o espaço, mas também se voltem para a leitura dos livros. “O lema do Instituto Ziraldo é ler para ir além da leitura. E quando vemos as crianças saindo da exposição falando: ‘Onde o livro?’, ‘Onde a história?’ estamos realizados”, disse.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A exposição

A exposição revela grande parte da natureza comunicativa e democrática da produção artística do artista, com áreas temáticas dedicadas a obras como Flicts e A Turma do Pererê. O percurso da exposição visa estimular a criatividade e a imaginação de cada indivíduo, combinando painéis projetados e artes gráficas. Em um dos espaços, dedicado a Flicts, o primeiro livro infantil de Ziraldo, o público encontrará uma projeção interativa ampla, convidando o visitante a atuar como maestro. Há também um espaço onde o visitante poderá inserir balões de fala nas páginas do livro O Menino Quadradinho, que foram reproduzidas na parede. Serão disponibilizados também desenhos de Ziraldo para colorir virtualmente.

A exposição é gratuita e está em cartaz até o dia 27 de outubro, no espaço anexo do CCBB. Para esta exposição, é preciso reservar ingressos pelo site ou na bilheteria física. Os ingressos são liberados sempre às sextas-feiras, a partir das 12h, e estão disponíveis no site do Centro Cultural do Banco do Brasil.

Com informações da Agência Brasil.

Fonte por: Jovem Pan

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.