As ações de deportação em massa do governo do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump (Republicano), estão causando a diminuição no consumo da população latina e afetando financeiramente importantes empresas do varejo americano. As informações foram divulgadas pelo jornal “Wall Street Journal” na quarta-feira (11.jun.2025).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O receio de abordagens do Serviço de Imigração e Controle (Immigration and Customs Enforcement), ou ICE, leva imigrantes, inclusive aqueles com status legal, a evitar locais comerciais.
O recuo no consumo da América Latina já se observa nos resultados financeiros de empresas norte-americanas. Famílias de origem latina constituem uma força econômica expressiva no país, com um PIB equivalente ao da Itália. Dentre os consumidores da geração Z, um a cada quatro se identifica como latino.
LEIA TAMBÉM!
Coca-Cola, Colgate-Palmolive, Constellation Brands e cadeias de restaurantes como Wingstop e El Pollo Loco estão entre as empresas impactadas, de acordo com o “Wall Street Journal”.
Os executivos da Coca-Cola relatam que as vendas na América do Norte diminuíram 3% nos primeiros meses de 2025, em parte devido à redução no consumo por parte dos consumidores de origem hispânica.
A indústria de cervejas também sentiu impactos. A Modelo, marca mexicana Constellation Brands — que havia ultrapassado a Bud Light como a mais vendida nos EUA — registrou sua primeira redução nas vendas desde 2013.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“Se esse consumidor está preocupado ou tem receios, isso é um grande problema para nós”, declarou Bill Newlands, CEO da Constellation Brands, ao jornal norte-americano.
Fonte por: Poder 360