Fabricação industrial americana recua em abril sob pressão do setor automotivo

Especialistas consultados pela Reuters projetavam uma queda de 0,2% na produção, após o avanço de 0,3% verificado em março.

15/05/2025 16h01

1 min de leitura

Imagem PreCarregada
(Imagem de reprodução da internet).

A produção industrial nos Estados Unidos registrou queda acentuada em abril, impulsionada pela indústria automobilística.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A produção industrial caiu 0,4% no mês passado, após um avanço revisado para cima de 0,4% em março, segundo o Federal Reserve nesta quinta-feira (15).

Economistas consultados pela Reuters projetavam uma queda de 0,2% na produção, após o aumento de 0,3% divulgado em março.

LEIA TAMBÉM:

Em comparação anual, registrou-se aumento de 1,2% em abril. A alteração na política tarifária do presidente dos EUA, Donald Trump, constitui um entrave considerável para a indústria manufatureira, que representa 10,2% da economia e depende intensamente de matérias-primas importadas.

Trump argumentou que as tarifas são necessárias para fortalecer a base industrial americana, contudo, especialistas afirmam que é inviável repatriar as indústrias que se transferiram para o exterior, devido aos elevados custos de produção e de mão de obra como um dos principais obstáculos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A produção de veículos automotores e peças registrou queda de 1,9% no mês passado, após um período de aumento nos dois meses anteriores, devido à tentativa das montadoras de se antecipar às tarifas. Os fabricantes de veículos automotores alertaram que as tarifas reduzirão significativamente os lucros neste ano.

A produção de bens duráveis recuou 0,2% e a de bens não duráveis reduziu-se 0,6%, com a maioria dos setores apresentando declínios.

A produção de mineração diminuiu 0,3%, após apresentar avanços significativos nos dois meses anteriores. O setor de serviços públicos avançou 3,3%, após registrar quedas mensais consecutivas.

A produção industrial geral apresentou variação de 1,5% em relação ao ano anterior, após registrar queda de 0,3% em março.

Professor aponta falha estrutural na economia global.

Fonte: CNN Brasil

Ative nossas Notificações

Ative nossas Notificações

Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.