Falece Miguel Uribe, senador e pré-candidato que foi vítima de atentado na Colômbia

Deputado foi vítima de atentado à cabeça em 7 de junho, durante evento político em Bogotá; após dias em estado crítico, não sobreviveu aos ferimentos.

3 min de leitura

Senator Miguel Uribe looks on after the Senate voted against the government labor reform referendum promoted by Colombia's President Gustavo Petro in Bogota on May 14, 2025. A Colombian right-wing opposition senator and candidate to next year's presidential election was shot and wounded in Bogota on June 7, 2025, various media reported, while the government denounced an "attack." Miguel Uribe, 39, was in critical condition and one person had been arrested, according to media reports. (Photo by Raul ARBOLEDA / AFP)

O senador Miguel Uribe Turbay, de 39 anos, faleceu na segunda-feira (11). Estava em estado crítico em Bogotá após ser baleado na cabeça em junho, durante um evento de campanha. Uribe era um opositor ao governo atual e um dos principais candidatos à presidência da Colômbia. Ele também era neto de um ex-presidente e filho de uma jornalista sequestrada e assassinada pelo Cartel de Medellín.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O pré-candidato foi baleado na noite de 7 de junho ao proferir um discurso em um evento público na capital colombiana, em decorrência do aumento de manifestações políticas relacionadas às próximas eleições presidenciais na Colômbia, previstas para março de 2026. No ataque, Uribe recebeu três disparos, dois na cabeça e um na coxa esquerda. O suspeito é um adolescente de 15 anos que agiu a partir de uma motocicleta, e a polícia ainda não havia informado, até a última atualização desta reportagem, se ele possui ligação com algum grupo político ou criminoso. Desde então, Uribe se encontrava na UTI da Fundação Santa Fé de Bogotá, mas não sobreviveu aos ferimentos.

O senador nasceu em Bogotá em 1986, sendo advogado e integrante do partido de oposição Centro Democrático, fundado pelo ex-presidente Álvaro Uribe – embora não possuam parentesco. Ele possui graduação em Direito e doutorado em Políticas Públicas pela Universidade de los Andes, além de doutorado em Administração Pública na Escola de Governo de Harvard, nos Estados Unidos. O senador é casado e tem um filho.

LEIA TAMBÉM!

Acontecimento.

Miguel Uribe foi baleado na cabeça por volta das 19h30 (horário de Brasília) no dia 7 de junho, um sábado, em um evento de campanha em Bogotá, conforme informações da mídia local. Um suspeito de ser autor dos disparos, um adolescente de 15 anos, foi detido no local do ataque com uma arma de fogo. O jovem não teria agido sozinho, segundo o governo colombiano, que ofereceu uma recompensa superior a US$ 70 mil por informações que levem à identificação e captura de todos os responsáveis. Várias imagens e vídeos nas redes sociais exibem as intensas cenas do atentado e os esforços de aliados para colocar Uribe em uma ambulância.

Foi encaminhado à Fundação Santa Fé de Bogotá e submetido a um procedimento neurocirúrgico e vascular periférico. Após vários dias na UTI, Uribe não resistiu às lesões.

Neto de um ex-presidente.

Uribe é neto do ex-presidente Julio César Turbay Ayala e filho de Diana Turbay, jornalista sequestrada e morta pelo Cartel de Medellín em 1991. Diana Turbay era uma profissional de renome, responsável pela direção do noticiário Cripton, na época. Segundo a mídia local, ela foi sequestrada por um grupo de narcotraficantes do Cartel de Medellín, conhecidos como “Los Extraditables”, liderados por Pablo Escobar. O assassinato ocorreu em 25 de janeiro de 1991, durante uma tentativa de resgate.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Após o assassinato de sua mãe, Miguel Uribe Turbay, com 5 anos, foi criado por seu pai, Miguel Uribe Londoño, e pela avó, Nydia Quintero. “Essa experiência forjou em Miguel uma firme convicção de combater a violência e o narcoterrorismo, e o inspirou a dedicar sua vida ao serviço público”, diz a página oficial do senador na internet.

Trajetória política

Miguel Uribe iniciou sua trajetória política aos 26 anos, em sua cidade natal, Bogotá. Em 2012, foi eleito vereador da capital colombiana pelo Partido Liberal Colombiano, e atuou também como presidente do Conselho Municipal. Em 2016, foi nomeado Secretário de Governo pelo então prefeito Enrique Peñalosa.

Sua trajetória de seis anos na política proporcionou a Uribe o reconhecimento, em 2018, pela organização internacional One Young World, como um dos 10 jovens políticos mais influentes do mundo.

Em 2019, Uribe lançou sua candidatura à Prefeitura de Bogotá por um movimento independente chamado “Avancemos”, mas não foi eleito. Em 2022, se candidatou ao Senado, como líder da chapa do Centro Democrático. Foi o candidato mais votado do país, e eleito com 226.922 votos. Ele era pré-candidato à presidência da Colômbia, cargo hoje ocupado por Gustavo Petro. A eleição está marcada para maio de 2026.

Com informações do Estadão Conteúdo.

Publicado por Nícolas Robert

Fonte por: Jovem Pan

Sair da versão mobile