Falha na plataforma de controle de voos causou a exibição de aviões como “desaparecidos”
28/04/2025 às 13h14

A suspensão das operações em aeroportos e estações ferroviárias de várias cidades europeias ocorreu na segunda-feira (28/4) devido à falta de energia elétrica que afetou países do continente, notadamente Portugal e Espanha.
A plataforma de monitoramento de voo Flightradar24 registrou o impacto do incidente no tráfego aéreo no Aeroporto Internacional de Lisboa: as telas exibiam os voos sendo afetados e os aviões “desaparecendo”.
O aeroporto emitiu um alerta aos passageiros através do site. Todos os voos foram cancelados. “Devido a um corte generalizado de energia, podem ocorrer problemas operacionais. Entre em contato com sua companhia aérea antes de se dirigir ao aeroporto”, informa a mensagem.
LEIA TAMBÉM:
● Apagão: população estoca água e comida na Espanha. Veja vídeo
● Embaixador afirma que Lula pode ter aproveitado viagem a Moscou para visitar Kiev
● Acompanhe vídeos de apagão generalizado que impacta países da Europa
A companhia responsável pela rede elétrica de Portugal declarou, por volta das 11h em Brasília, que o apagão se originou de uma falha na rede espanhola, associada a um fenômeno atmosférico incomum. Não há evidências de que a falha tenha sido causada por um ataque cibernético.
O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, afirmou que se espera que a energia seja restabelecida no país nas próximas horas.
Aparentemente, foi um problema na rede de transporte, cuja causa ainda está sendo identificada na Espanha, afirmou à agência Lusa o ministro da Presidência, António Leitão Amaro, segundo relatou o Correio da Manhã.
Espanha
Em Espanha, aeroportos e metrôs inteiros ficaram parados nas principais cidades. O Aeroporto de Barajas, em Madri, permanece sem energia, e o metrô de Valência anunciou a suspensão de todos os seus serviços.
Os dados da rede elétrica espanhola, a Red Elétrica, indicam uma queda abrupta em questão de segundos. Cidades como Sevilha, Barcelona e Pamplona também permanecem afetadas.
A Red Elétrica declarou que implementou os planos para restabelecer o abastecimento de energia, com todos os recursos destinados à solução do incidente.
A extensão precisa das interrupções e o número de pessoas impactadas ainda não são conhecidos.
Fonte: Metrópoles