Das quatro vítimas, três permanecem internadas em estado grave, entubadas na UTI e em coma induzido, conforme a Secretaria de Saúde; uma teve alta médica.
Quatro membros de uma mesma família foram internados em Patrocínio, no Alto Paranaíba (MG), após consumirem uma planta tóxica conhecida como “falsa couve” durante o almoço. Três deles permanecem em estado grave, entubados na UTI e em coma induzido, conforme informações da Secretaria de Saúde. A quarta vítima já recebeu alta médica.
As autoridades relataram que os pacientes sofreram parada cardiorrespiratória, que foi revertida na última quarta-feira (8). Não há previsão para a retirada do coma dos pacientes. A Polícia Civil abriu um inquérito para investigar o caso, considerando a possibilidade de envenenamento acidental.
A planta, identificada como Nicotiana glauca, também conhecida como charuteira, tabaco-arbóreo ou fumo-bravo, é extremamente tóxica e pode levar a intoxicações graves e até à morte. A planta foi colhida na chácara da família e servida refogada.
Amostras das folhas e fragmentos encontrados na arcada dentária de uma das vítimas foram enviadas à Fundação Ezequiel Dias (Funed), em Belo Horizonte, para análise. Uma criança de 2 anos também foi levada ao hospital, mas apenas para observação, pois não ingeriu o alimento.
A Nicotiana glauca é comum em áreas rurais e nas margens de estradas em todo o Brasil. Sua ingestão pode causar sintomas como náuseas, vômitos, arritmias, convulsões e insuficiência respiratória.
Autor(a):
Aqui no ZéNewsAi, nossas notícias são escritas pelo José News! 🤖💖 Nós nos esforçamos para trazer informações legais e confiáveis, mas sempre vale a pena dar uma conferida em outras fontes também, tá? Obrigado por visitar a gente, você é 10/10! 😊 Com carinho, equipe ZéNewsAi 📰 (P.S.: Se encontrar algo estranho, pode nos avisar! Adoramos feedbacks fofinhos! 💌)
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!